O DOMINO é grupo de trabalho criado no âmbito do Comité Internacional para a Documentação (CIDOC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) que nasceu numa conferência realizada na Grécia em 2018. O significado de seu nome é DocumentandO Museu IberoamericaNO (DOMINO).

Iberoamérica

O principal objetivo do DOMINO é disseminar o trabalho do CIDOC em comunidades de língua hispano-portuguesa, principalmente ibero-americana, e servir como uma ponte linguística para o intercâmbio de conhecimento especializado e enriquecimento da comunidade internacional.

Este grupo tem cinco linhas de ação:

  1. Levantamento do estado da documentação nos museus na região: esta linha se dedicará a identificar as bases da informação existentes através um inquérito para melhor conhecer o estado da documentação nos museus da região.
  2. Tradução de materiais para espanhol e português: esta linha começou seu trabalho por criar uma lista de publicações que você precisa ter em espanhol em espanhol e português e, posteriormente será realizado um esforço em conjunto para traduções.
  3. Atividades de divulgação no âmbito hispano-português: formações e documentos de trabalho: esta linha identificará os assuntos de formação mais urgentes que são necessários para melhorar a documentação nos museus e, também organizará workshops e divulgação de documentos.
  4. Requisitos para soluções e produtos para informatização das coleções: esta linha procurará soluções para resolução da documentação de museu, com orçamentos restritos e seguindo padrões atuais.
  5. Descolonização e documentação: nesta linha serão discutidas as alterações mínimas que os museus podem fazer para fomentar uma documentação inclusiva, respeitosa e consciente.

Se tiver interesse em contribuir e participar, preencha o formulário a seguir:

Dados de contacto de interessados

Todas as contribuições são muito bem-vindas!

Juliana Rodrigues Alves

Similar Posts