No passado dia 31 de maio realizou-se a terceira edição do webinar relativo ao tema “O uso dos vocabulários controlados na organização e gestão de informação sobre património cultural”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM).

Destinado a profissionais, estudantes e demais interessados no universo das instituições de memória (bibliotecas, arquivos e museus), este webinar apresentou como finalidade sensibilizar esta comunidade profissional para os fundamentos teóricos sobre os vocabulários controlados, ao mesmo tempo que se procurou um reconhecimento da importância destas ferramentas na organização e gestão do património cultural.

webinar 20210531 1

Especificamente, este webinar teve os seguintes objetivos:

  • compreender a importância da normalização terminológica no tratamento da informação;
  • identificar conceitos-chave no âmbito da organização e gestão da informação;
  • reconhecer tipologias de vocabulários controlados e respetivos domínios de aplicação;
  • e, ainda, conhecer recursos e projetos de referência, nacionais e internacionais, que possam servir de base de apoio ao desenvolvimento/aperfeiçoamento de outros já existentes.

webinar 20210531

A realização desta iniciativa enquadra-se num conjunto mais amplo de ações desenvolvidas pelo GT-SIM, em particular da sub-linha de trabalho de Terminologias, entre as quais se contam webinars dedicados à utilização e construção de vocabulários controlados em instituições de memória; seminários sobre organização e gestão de informação; e, ainda a criação de documentos orientadores, com relevo para a publicação do guia de apoio “Os vocabulários controlados na organização e gestão de informação sobre património cultural: orientações práticas” (Jorge et al., 2017).

Atualmente, esta sub-linha de trabalho encontra-se a rever e a aprofundar o guia de apoio atrás referido, bem como a elaborar o toolkit “Como construir uma lista de termos”. O trabalho em curso procura, por um lado, responder a uma necessidade crescente dos profissionais das instituições de memória no que respeita à organização e gestão da informação, sobretudo em ambiente digital; e, por outro, à necessidade de partilha de experiências, recursos e metodologias entre esta comunidade profissional.

Junte-se a nós e vamos Construir Juntos!

Similar Posts