Como foi noticiado em março de 2021, a BAD iniciou o Estudo para identificar e caracterizar os Profissionais de Informação e Documentação em Portugal, juntamente com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Esta 1ª fase do estudo implicou a realização de um inquérito por questionário aos arquivos e bibliotecas municipais. A FLUL, através do curso de mestrado em Ciência da Informação, está a desenvolver vários estudos sobre este tema, alguns já concluídos.

1faseEstudo Instagram

Os serviços de informação e documentação dos municípios que ainda não responderam ao questionário podem fazê-lo através da descarga do questionário, no portal da BAD e enviá-lo para estudo.profissao@bad.pt, ou solicitando o acesso à plataforma online, através do mesmo email.

Continuamos a trabalhar para este estudo e iniciamos a 2ª fase do Estudo com o envio por correio eletrónico do questionário, sediado numa plataforma online, para as instituições do Ensino Superior: bibliotecas, arquivos, centros de informação e documentação, etc.

O estudo será uma fonte de informação referencial com dados que caraterizarão o universo desta profissão e o perfil dos profissionais (idade, sexo, habilitações, formação contínua, etc.). No final de 2023, irá ser possível ter um retrato aproximado sobre quantos são e quem são os profissionais da informação e documentação em Portugal.

Solicitamos às bibliotecas, arquivos, centros de informação e documentação de instituições do Ensino Superior para participarem neste estudo.

Luísa Alvim
Vogal da Profissão do Conselho Nacional da BAD

Similar Posts