Vivemos um tempo em que as bibliotecas procuram abrir as suas portas ao debate e ao diálogo de forma inclusiva, procurando tornar-se locais de encontro para os cidadãos. Este é também um tempo de transição na forma como acedemos à informação, desafiando as práticas tradicionais e os modelos de gestão. Estas preocupações nortearam a elaboração do programa da 30ª Conferência Anual da EBLIDA.

Em 2022, a EBLIDA celebra os seus 30 anos de existência. Não há melhor maneira de celebrar um aniversário do que apresentar o trabalho realizado aos seus membros, em reconhecimento da sua lealdade e confiança. É também a oportunidade de demonstrar que as organizações de bibliotecas a nível europeu estão ativas e disponíveis para seguir uma metodologia de trabalho baseada na cooperação e numa repartição inteligente dos seus papéis e capacidades de intervenção.

Muitas coisas serão inéditas ou incomuns neste 30º Conselho e Conferência Anual da EBLIDA, conjugando atividades de trabalho e organização interna com atividades externas, destinadas aos profissionais. As atividades da EBLIDA terão lugar ao longo de três dias, e não apenas 2 dias como é habitual.

Em Atenas, durante o Conselho Anual, que se realiza no dia 14 de junho de 2022, a EBLIDA aprovará o seu Plano Estratégico 2022-2025. Durante a Conferência EBLIDA, no dia 15 de junho, pretendemos abrir o debate e discutir as linhas estratégicas da EBLIDA, ou seja, o papel das Bibliotecas no esforço global para uma sociedade sustentável, democrática e equitativa. Optámos pelo formato presencial tradicional. Após dois anos de trabalho em casa, os bibliotecários estão saturados de conversas e interações virtuais – trabalhar em conjunto é, acima de tudo, uma manifestação da compreensão humana.

No dia 16 de junho, será oferecido aos participantes um programa comum, resultante da cooperação EBLIDA – NAPLE – Bibliotecas Públicas 2030 com o título: “Bibliotecas na Agenda Europeia – rede e criação partilhada“, especialmente destinado a reforçar o intercâmbio, a inovação e a cooperação entre bibliotecas europeias, agregando os membros das três organizações, numa rede de aprendizagem, interação de atividades e trabalho em conjunto. Queremos estabelecer um fórum permanente para mostrar que as políticas e objetivos específicos, mesmo quando não estão perfeitamente alinhados, contribuem no seu todo para a prosperidade e vitalidade da comunidade de bibliotecas na Europa.

Como base de trabalho destes eventos, a EBLIDA disponibilizará às bibliotecas europeias:

  • O novo Plano Estratégico da EBLIDA 2022-2025, a aprovar pelo Conselho da EBLIDA;
  • O projeto de Diretrizes do Conselho da Europa/EBLIDA sobre a legislação e a política das bibliotecas na Europa, que será parte essencial dos trabalhos do Conselho da EBLIDA nos próximos anos;
  • O 2º relatório europeu sobre bibliotecas e desenvolvimento sustentável, bem como os produtos específicos que dele são gerados para diversos fins;
  • Um projeto de revisão das práticas de e-lending em alguns países europeus.

30ª Conferência anual EBLIDA


Atenas | 14, 15 e 16 junho 2022

Programa disponível em: https://eblida2022.sciencesconf.org/resource/page/id/1
Oradores: https://eblida2022.sciencesconf.org/resource/page/id/7
Inscrição: https://eblida2022.sciencesconf.org/registration

Organizadores:
EBLIDA
Associação de Bibliotecários Gregos e Cientistas da Informação (AGLIS)
Goethe-Institut Atenas, Grécia

Similar Posts