bannerwebinar2020


Com este webinar, os oradores Manuela Barreto Nunes e Jaime Ferreira, através através da Delegação Regional Centro e Norte da BAD, vai apresentar o Exemplo da Aqualibri, biblioreca digital que utiliza um software Open Source.

Softwares Open Source Aplicados a Bibliotecas Digitais: O Exemplo da Aqualibri

Webinar promovido no âmbito das atividades da Delegação Regional Centro e Norte da BAD
Data e hora: 29 de junho de 2022, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)
Oradores: Manuela Barreto Nunes e Jaime Ferreira

RESUMO

O DSpace, software open source com uma larga comunidade de utilizadores em todo o mundo, tem vindo a ser utilizado principalmente para a criação de repositórios institucionais. Não obstante, as suas características e potencialidades permitem igualmente a aplicação a bibliotecas digitais. Foi com essa convicção que a Rede de Bibliotecas de Leitura Pública da CIM Cávado resolveu adoptar o DSpace para o desenvolvimento de uma biblioteca digital criada a partir dos fundos locais e patrimoniais das bibliotecas associadas. O programa mostrou-se flexível e adequado à especificidade dos requisitos desejados e permitiu a introdução de algumas inovações. Neste webinar apresentaremos o projeto do ponto de vista da parametrização do DSpace para a criação de bibliotecas digitais de carácter patrimonial, uma nova aplicação, com poucos exemplos, mesmo a nível internacional, mas que se revela um campo profícuo a explorar.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Com este webinar podem aprender-se as vantagens do uso de um software opensource para a criação de bibliotecas digitais. Serão também abordadas as características básicas do DSpace, as suas potencialidades e os problemas com que se deparam os bibliotecários e informáticos na sua parametrização e desenvolvimento.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?

Este webinar destina-se a bibliotecários e profissionais da informação em geral interessados no uso de softwares opensource para a criação e desenvolvimento de bibliotecas digitais.

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Inscrição

Associado Individual: Gratuito
Associado Coletivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Não Associado: 10,00 euros

MIND horizontal noticia bad
Logo Certificacao Web

Similar Posts