entrevista Luisa Cabral

Foi criada pela primeira vez na direção da BAD, para o triénio 2021-2023, uma área de intervenção dedicada à Profissão. Para tal, constituiu-se a Comissão Técnica Profissão, composta por cerca de 10 profissionais, que iniciaram várias linhas de ação: o Estudo para identificar e caracterizar os profissionais da Informação em Portugal, a reformulação e criação de novos conteúdos na área da Profissão no portal BAD.pt, a redação de notícias sobre a Profissão, a criação do Programa de Mentoria e a criação do espaço no portal BAD.pt Somos Profissão, com testemunhos de associados. Esta iniciativa da Comissão Técnica Profissão tem como objetivo homenagear associados da BAD que desenvolveram um trajeto profissional de exceção, mas também académico e científico, e que na atualidade se encontrem aposentados.

Por conseguinte, a partir do início de outubro do presente ano, será divulgado um conjunto de entrevistas, em vídeo e por escrito, conduzidas por Paulo Batista, a associados que se destacaram na profissão, focando o papel da BAD nesse percurso.

Qual a ligação destes profissionais à BAD. Que razões os levaram a aderir à Associação? O que encontraram quando se associaram? Estas são algumas das respostas que, entrevista a entrevista, poderemos escutar pela voz dos associados.

Deste modo, a BAD pretende registar a história de vida de distintos profissionais que criaram e pertenceram a esta associação, à beira de completar 50 anos, que foi sendo construída pelas iniciativas e decisões destes associados, e que nos deixaram um legado fundamental, que importa não perder, tornando-o acessível a todos os interessados.

Ao fazê-lo, a BAD assegura a respetiva conservação e difusão, para memória futura, possibilitando o seu conhecimento junto dos nossos associados, particularmente dos mais novos, e do público em geral. Estes testemunhos ajudam-nos a compreender a visão que nessa época existia da profissão de bibliotecário, de arquivista e de documentalista, mas também o entendimento que estes tinham da (sua) profissão e qual era a perceção que achavam que a sociedade tinha deles, em síntese, qual a valorização da profissão à época.

Ao primeiro depoimento em vídeo de Maria Luísa Cabral, suceder-se-ão outros, à razão de um por mês, com o objetivo de reconstituir o respetivo percurso da vida profissional, dando-nos conta do contexto, das dificuldades e das perspetivas com que se depararam no mesmo. Contudo, este projeto não se esgota nesse balanço do que foi feito. Pelo contrário, é um registo virado para o presente, refletindo sobre o novo coronavírus (SARS-CoV 2) e a COVID-19, e as alterações profundas que desde meados de março de 2020 provocaram nos serviços de informação em Portugal, desde a organização do trabalho interno, ao atendimento aos utilizadores e à comunicação da informação, e que na atualidade ainda se fazem sentir. O futuro também não é esquecido, deixando conselhos, não apenas para os recéns bibliotecários, arquivistas, profissionais da informação e documentação, mas para todos os que aspiram trabalhar nesta área, e dos grandes riscos, desafios e oportunidades com que se irão deparar, para além dos seus projetos.

Por todas estas razões, acreditamos que é fundamental fixar e divulgar a memória destes testemunhos, que fazem a história da BAD e dos seus profissionais, que somos nós.

Paulo Batista
Luísa Alvim

https://noticia.bad.pt/etiquetas/profissao/

Similar Posts