Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste Projeto, são agora disponibilizados mais materiais, desta vez para apoiar muito concretamente o ensino e aprendizagem em torno deste tema. Sabemos que os estudantes estão no centro da aprendizagem. Por isso foram concebidos materiais flexíveis serem usados na formação dos estudantes. Estes slides, que agora se disponibilizam, podem ser apropriados sem restrições! São materiais concebidos tendo em conta a formação em literacia da informação nas seis abordagens que compõem o referencial em vigor e que usam exemplos práticos para relacionar e fazer conexões entre as aprendizagens e o desempenho face à desinformação.
Desta forma, com base nos referenciais da ACRL e nas recomendações da IFLA, sobre a Literacia da Informação e sobre no combate à desinformação, foram desenvolvidas seis apresentações powerpoint em português! Os bibliotecários do ensino superior podem agora usar estas apresentações juntas ou separadas, adaptar conteúdos ou acrescentar casos, aqui!
Estes conteúdos sustentam a aplicação prática do programa, uma vez que possibilitam à comunidade de formadores das bibliotecas do ensino superior:
- Explorar pedagogicamente cada uma das áreas recomendadas para a literacia da informação, descritas no Referencial
- Criar, inspirar e apoiar os estudantes nas reflexões sobre a construção, o uso e a disseminação da informação
- Apoiar o trabalho pedagógico em torno do pensamento crítico no combate à desinformação
- Descobrir, explorar e combinar informações e experiências em novos entendimentos no combate à desinformação
Interessa promover o envolvimento proativo dos estudantes, cultivando uma mentalidade aberta e a participação em comunidades de aprendizagem, ajudando-os a modelar a sua atuação, ao mesmo tempo que descobrem oportunidades inovadoras e flexíveis na aplicação destes conhecimentos à sua área.
Os bibliotecários do ensino superior devem estar cientes das tendências e ideias educacionais mais adequadas e trabalhar para incluí-las nos seus espaços e serviços. Espera-se, pois, um envolvimento sobre cada um dos temas onde se associam as estratégias pedagógicas para o combate à desinformação. Desta forma, os materiais incluem:
- Conceitos principais
- Práticas do conhecimento
- Disposições
- Questões de partida
- Competências
- Para reflexão
- No combate à desinformação
- Exercícios de aplicação
- Para saber mais
Partilhe, utilize e fomente a sua disseminação!
Este projeto da BAD, apoiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América, procura capacitar profissionais em estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes.
Tatiana Sanches, Carlos Lopes, Maria da Luz Antunes