Realizou-se no passado dia 11 de novembro a 4ª Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus, no auditório do Instituto Cervantes, em Lisboa.

Esta Conferência foi promovida pelo Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) e teve, nesta quarta edição, o objetivo de promover mais um espaço de partilha entre todos os profissionais, desta vez, dedicado aos temas da avaliação e gestão da qualidade em instituições de memória, sempre numa perspetiva de relação com a documentação de coleções e a gestão de informação relacionada com as coleções. 

Organizada em três painéis Ferramentas para a avaliação em museus, Reflexão sobre o papel da documentação na avaliação e qualidade em museus e Uma visão sobre Portugal, a Conferência trouxe-nos um conjunto de oradores que partilharam as suas experiências e reflexões.

Untitled design
gt-sim | Notícia BAD

Durante a manhã, a Kathrin Grotz e a Juliana Rodrigues Alves apresentaram-nos algumas ferramentas úteis à avaliação em museus. Poderão descobrir mais sobre estas ferramentas em: https://www.ne-mo.org/about-us/resources/moi-self-evaluation-tool.html e https://gestaodecolecoes.com/.

1668519286192
gt-sim | Notícia BAD

Na sessão de tarde, tivemos a oportunidade de ouvir o Pedro Ángeles Jiménez e a Graça Filipe que nos trouxeram as suas reflexões sobre estes temas. No último painel do dia a Patrícia Costa, a Maria José Santos e a Filipa Medeiros apresentaram-nos três experiências de aplicação de ferramentas de gestão da qualidade e de avaliação de desempenho.  

No final, uma breve sessão de encerramento com as conclusões de Maria José de Almeida (GT-SIM), Alexandre Matos (CIDOC) e Maria José Santos (ICOM-PT).

As apresentações podem ser consultadas na página do evento, que contou com o apoio do Instituto Cervantes, do Goethe-Institut Portugal e o patrocínio da RFS.

As fotografias e gravações do evento já estão disponíveis no flickr e no canal youtube da BAD!

Similar Posts