image003
José Correia | Notícia BAD

A BAD informa que o Europa Criativa – programa europeu de apoio ao setor cultural, criativo e audiovisual, publicou recentemente a terceira ronda de candidaturas, contemplando novamente oportunidades de financiamento específicas para o setor do livro e edição.
Como tal, irão organizar sessões informativas (uma online e outra presencial) para apresentar as características das convocatórias e apoiar os potenciais candidatos no processo de candidatura, bem como um workshop prático de preenchimento dos formulários.

Calendário
Sessões de esclarecimento:
Terça 6 de Dezembro, 10h – 11h30. Online, Inscrições aqui.
Sexta 16 de Dezembro, 15h – 16h30. Sessão a realizar-se presencialmente no Goethe-Institut em Lisboa, inscrições aqui
Workshop prático de apoio ao preenchimento de candidaturas
Segunda 16 de Janeiro, 14h00 – 17h30. Online, Inscrições aqui


Nas sessões de esclarecimento, para além de um breve mas conciso mapeamento das linhas de financiamento que o programa consagra para o setor do livro e edição, será apresentada com mais detalhe a convocatória “Circulação de Obras Literárias Europeias”. Convocatória essa que fornece apoio financeiro para traduzir, publicar e distribuir obras de ficção de e para as línguas elegíveis.

Serão assinaladas as várias alterações introduzidas para tornar esta convocatória mais acessível:

  • Possibilidade de concorrer em conjunto com outras editoras e/ou entidades ativas do setor
  • Simplificação dos processos nomeadamente através da ausência de relatórios financeiros
  • Reforço no apoio à comercialização e distribuição

Portugal continua a registar uma participação extremamente tímida nesta linha de financiamento. Reverter este cenário irá potencialmente beneficiar mais entidades portuguesas, e por consequência direta, autores, tradutores e, claro, leitores.

Similar Posts