Estão abertas, até 4 de maio, as candidaturas ao Prémio Arquivo.pt 2023 . Podem concorrer trabalhos realizados individualmente ou em grupo sobre qualquer tema, desde que o Arquivo.pt seja a fonte principal de informação.

Serão atribuídos prémios aos três melhores trabalhos num valor total de 15.000 euros e duas menções honrosas: a Menção Honrosa jornal Público e, novidade este ano, a Menção Honrosa AMCC – Aveiro Media Competence Center.

Todos os detalhes acerca das candidaturas estão aqui disponíveis.

Trabalhos no âmbito dos arquivos, das bibliotecas e dos museus
Arquivo.pt

Nesta notícia, desafia-se os profissionais BAD a incluírem, de algum modo, o Arquivo.pt entre as ferramentas utilizadas nos sistemas ou serviços das suas organizações. E, obviamente, a concorrerem ao Prémio Arquivo.pt. 

Começa-se por referir alguns exemplos de colaboração com a comunidade da BAD. Em seguida, explica-se porque é que o Arquivo.pt é especial no contexto dos arquivos da Web e porque deve ser divulgado e aproveitado ao máximo. 

Em 2022, o Arquivo.pt teve uma colaboração com a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) focada na presença online dos museus da Rede Portuguesa de Museus e na preservação dos seus Websites. 

O MUVITUR (Museu Virtual do Turismo) integrou no seu catálogo cerca de 400 registos de Websites relacionados com o Turismo em Portugal que apontam para versões preservadas dos sites no Arquivo.pt. Embora o Arquivo.pt não disponibilize dados por OAI-PMH foi possível preparar um conjunto de dados onde se recorre também à API do Arquivo.pt. As miniaturas, por exemplo, são geradas automaticamente.

O Arquivo Municipal de Sines tem recolhido páginas Web do site autárquico e da Rádio Sines que documentam a vida local. A experiência começou em 2020, no início da pandemia, e tem resultado numa aprendizagem mútua sobre a prática de uma preservação da Web em ambiente local e numa reflexão sobre as questões que daí decorrem. Entre 2020 e 2022, foram enviados cerca de 200 Gb de ficheiros WARC, cópias das gravações locais, que são disponibilizadas no Arquivo.pt. Por exemplo, uma notícia sobre a distribuição de máscaras durante a pandemia.

A 31 de maio de 2022, durante as jornadas FCCN, a Biblioteca da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV) recebeu o Arquivo.pt  e organizou uma formação para os alunos e colegas bibliotecários.

O Arquivo.pt é um serviço aberto

Imagine um serviço de preservação da Web a que qualquer pessoa pode aceder, tanto o cidadão comum como o profissional ou o investigador, em qualquer parte do mundo. Esse serviço é o Arquivo.pt, acessível em https://arquivo.pt

Ao aceder a partir do computador ou do telemóvel é possível pesquisar por texto, por imagem ou por endereço.

Para quem precisa de processar automaticamente grandes quantidades de informação a Application Programming Interface (API) está disponível e bem documentada em https://arquivo.pt/api.

Esta disponibilidade distingue o Arquivo.pt de outros arquivos da Web em que o acesso ao acervo preservado é mais difícil e limitado.

O prémio anual pretende promover a utilização do Arquivo.pt.

Trabalhos que utilizaram o Arquivo.pt
Desde 2018, o prémio suscitou cerca de 100 trabalhos que procuraram utilizar o Arquivo.pt. Os vencedores de cada ano são tornados públicos, o que é uma ajuda para entender as potencialidades de um acervo de conteúdos Web. Um arquivo da Web serve praticamente para todas as áreas e temáticas: tecnologia, saúde, política, média e comunicação, história ou ciências sociais, são exemplos de áreas em que existem trabalhos realizados.

Em 2022, fez-se um  resumo dos cinco anos do prémio e dos tipos de trabalhos. Na vertente tecnológica foram cerca de 60% e nos estudos em diversas áreas 40%. 

Este relativo equilíbrio significa que não é necessário ser um tecnólogo para explorar um arquivo da Web.

Artes, humanidades, ciências sociais e outras áreas não tecnológicas  têm nos arquivos da Web territórios inexplorados.

A principal barreira é ainda a divulgação. Muitos investigadores desconhecem o Arquivo.pt ou não o encontram no catálogo de serviços das Instituições do Ensino Superior e de outras entidades da Administração Pública.

Fica o desafio: divulgue ou prepare um trabalho e submeta-o ao Prémio Arquivo.pt.

Similar Posts