Estão abertas, até 4 de maio, as candidaturas ao Prémio Arquivo.pt 2022. Podem concorrer trabalhos realizados individualmente ou em grupo sobre qualquer tema, desde que o Arquivo.pt seja a fonte principal de informação.
Serão atribuídos prémios aos três melhores trabalhos e uma Menção Honrosa do jornal Público, parceiro oficial do prémio.
Todos os detalhes acerca das candidaturas estão aqui disponíveis.

Um histórico de páginas Web para explorar

Os conteúdos publicados na Web desaparecem com muita facilidade, muitas vezes sem planeamento, rendidos à voracidade das tecnologias que estão sempre a mudar.
O investimento que as organizações e as pessoas individualmente empregaram em produzir conteúdos para publicar nos seus websites e redes sociais poucas vezes resulta num património digital reutilizável.
Os arquivos da Web têm provado que é tecnicamente possível prolongar a vida de uma página Web, gravando um histórico e tornando-o acessível, mesmo depois de a página ter sido removida do contexto original ou simplesmente ter desaparecido.
O Arquivo.pt disponibiliza um histórico fabuloso de páginas Web que refletem, como num espelho, aspetos de todas as áreas da vida nacional, desde 1996 (Cfr. Arquivo.pt em números).

Cinco anos do Prémio Arquivo.pt

O Prémio Arquivo.pt foi criado em 2018 com o objetivo de promover a utilização do acervo digital que o Arquivo.pt disponibiliza.
Ao longo de quatro edições realizadas, surgiram trabalhados surpreendentes pela sua criatividade, sendo 61% trabalhos na vertente das tecnologias da informação e 39% estudos.
Por áreas do conhecimento, podemos considerar que há diversidade: 38% em tecnologia, 22% em Artes e Humanidades, 37% Ciências Sociais e 3% em Ciências da Vida.
Os trabalhos premiados foram objeto de divulgação e as referências para aceder-lhes estão disponíveis na página Arquivo.pt/premios.
Parte deles ainda estão acessíveis e podem ser vistos como casos de uso inspiradores. Por exemplo, o Conta-me histórias, trabalho vencedor da edição de 2018, continua a funcionar e foi integrado no website do Arquivo.pt para criar narrativas temporais sobre um assunto.
Outro exemplo é a Extensão Arquivo.pt, 2º classificado da edição de 2020, que se encontra disponível para  instalar no browser e que é de grande utilidade para quem precisa de usar o Arquivo.pt frequentemente.
Além dos trabalhos que o Júri distinguiu, atribuindo-lhes um prémio, há outros cuja divulgação ficou reservada ao critério dos seus autores. Estes podem ser submetidos em cada nova edição.

Trabalhos no âmbito dos arquivos, das bibliotecas e dos museus

A preservação de conteúdos da Web pertence ao leque de preocupações dos arquivos e das bibliotecas e dos museus.
Por exemplo, a National Library of Austrália, inclui registos de websites no seu catálogo. A Society of American Archivists tem uma secção dedicada ao arquivo da Web.  The New York Museum of Contemporary Art, em Nova York, mantém o projeto Rhizome para a preservação de websites de arte.
Desde 2018, concorreram trabalhos realizados com a perspetiva do profissional da informação e há potencial para haver muitos mais.
As organizações têm websites e investem recursos manterem uma presença online. Como tratá-los devidamente? Como valorizar esse património em contexto de arquivo, biblioteca ou museu?

Fica o desafio: prepare um trabalho e submeta-o ao Prémio Arquivo.pt.

Similar Posts