Manuel Luis Real

A segunda entrevista em vídeo, da iniciativa da Comissão Técnica Profissão, a associados aposentados que se destacaram na profissão e que estiveram na origem e desenvolvimento da BAD, contou com o testemunho do arquivista Manuel Luís Real, que nasceu em 1947.

Nesta entrevista, realizada em 31 de março, Manuel Luís Real dá-nos conta do seu primeiro contacto com o mundo dos arquivos, ao ingresso na Biblioteca Pública Municipal do Porto, em 1971, onde permaneceu até 1995, ano em é empossado como Diretor do Departamento de Arquivos da Câmara Municipal do Porto, cargo que ocupará até 2010. Quase 30 anos ao serviço dos arquivos em que Manuel Luís Real nos apresenta uma retrospetiva do seu notável percurso profissional, mas também formativo e docente.

De igual modo, este testemunho evidencia a sua ligação à BAD, de que é sócio desde a respetiva fundação, e da sua participação na famosa reunião da Figueira da Foz, onde se decidiu criar a Associação. Envolvendo esta relação, Manuel Luís Real fala-nos das recordações que guarda de Maria José Moura, em cujo livro de homenagem, publicado pela BAD, em 2002, participou.

O novo coronavírus (SARS-CoV 2) e a COVID-19 também não foram esquecidos, apresentando-nos os que pensa terem sido os grandes desafios e oportunidades que os arquivos, e os seus profissionais, tiveram de enfrentar neste período tão singular e complexo, entre meados de março de 2020 até bem recentemente.

Passado, presente, mas também o que está para vir, pelo que Manuel Luís Real diz-nos como é que vê o futuro dos arquivos em Portugal, deixando conselhos a quem pretenda iniciar-se nesta área profissional e, finalmente, quais é que pensa serem os grandes riscos, reptos e possibilidades para os seus profissionais.

Numa frase, muito para além de um somatório de experiências profissionais da maior relevância, Manuel Luís Real lega-nos uma declaração de vida, dedicação e compromisso para com os arquivos, que importa fixar e divulgar, tornando-a acessível a todos os interessados.

Paulo Batista
Comissão Técnica Profissão / Conselho Nacional 2021/23

https://noticia.bad.pt/etiquetas/profissao/

Similar Posts