Ninguém constrói nada sozinho. Nada de realmente bom sobre nós se faz sem nós.

MARIA JOSÉ VITORINO
MJV
Maria José Vitorino

Há quanto tempo é associada da BAD?
Desde 1990. Assim que concluí o Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade de Coimbra, inscrevi-me como associada, respondendo ao desafio da saudosa mestra e colega Lucília Paiva. Fazendo contas: 33 anos, sem interrupção.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Estimulante, estimável, desafiadora.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
Ninguém constrói nada sozinho – cada profissional em desenvolvimento ganha sempre com a participação em associações como a BAD, e perde com o seu afastamento.

Como associada, o que a BAD ainda não tem para lhe oferecer? 
Apoio jurídico enquanto trabalhadora independente, enquanto trabalhadora dependente e/ou enquanto ativista

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
Ninguém constrói nada sozinho. Nada de realmente bom sobre nós se faz sem nós. O mundo global enriquece-se com as redes, e as redes mais fortes são as que nós próprios tecemos com outros, próximos ou distantes no espaço, mas com potencialidades de confluência infinitas. A escolha é sua.

Nota Biográfica

Professora desde 1976, profissionalizada desde 1979, leccionou nos ensinos básico, secundário e superior.Bibliotecária desde 1990, desempenhou funções de coordenação, supervisão e formação na Rede de Bibliotecas Escolares (1998-2014).Formadora certificada desde 1998. Tradutora, editora de conteúdos, curadora, gestora de projectos.Licenciada em História (1977). Pós-graduada em Ciências Documentais – Bibliotecas e Documentação (1990) e em Curadoria e Gestão de Informação (2015). Mestre em Ciências da Educação – Educação e Leitura (2007).Prémio IASL Schoollibrarianship (2009).
Membro fundador da Laredo Associação Cultural, faz parte da sua Direcção. Participa activamente em outras associações, tais como: APMNR Associação Promotora do Museu do Neorealismo, Associação Forum Manifesto, IASL International Association for School Librarianship, BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação, APCEP Associação Portuguesa de Cultura e Educação Permanente.Autarca eleita para a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, nas listas do Bloco de Esquerda, desde 2017.
Integra as equipas Laredo em diversos projectos, desde 2014.Especializações: educação, formação, leitura, literatura, literacia, gestão de projectos, parcerias, comunicação, curadoria (eventos, outros)
Publica dois blogs : ALFINete (desde 2008) e Lerdo ler (desde 2005). Mantém páginas no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin.
Notas curriculares e publicações aqui

Similar Posts