ica

Comemora-se no próximo dia 9 de junhoDia Internacional dos Arquivos, instituído em 2007 em Assembleia Geral do International Council on Archives (ICA). Dia de criação do ICA, que este ano celebra 75 anos de existência (1948-2023).

São muitos os Arquivos que celebram este dia com a organização de iniciativas que promovam a divulgação destes espaços e deste património documental. Um dia que procura marcar, destacar e divulgar a importância que os Arquivos representam para a Sociedade, na compreensão do passado e do presente e na construção do futuro.

A BAD associa-se às comemorações tendo solicitado informação sobre iniciativas previstas, para serem divulgadas aos nossos associados e a toda a comunidade o muito que se faz a nível nacional para comemorar esta data.

Consulte aqui toda a informação que foi possível recolher e escolha a iniciativa a participar!
A Celebrar Juntos!

1- LOCAL: SINES
Data: 7 de junho
Iniciativa: “Arquivos eletrónicos e informação arquivística hoje”
Presencialmente, na sala de sessões dos Paços do Concelho e via transmissão online em https://www.youtube.com/cmsines.
Uma iniciativa para debater os arquivos eletrónicos, uma área em desenvolvimento em todas as organizações, com Paula Meireles, dos sistemas de informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A conferência é presencial, na sala de sessões dos Paços do Concelho, e será transmitida em direto através das redes sociais do município. 
Mais informação: https://www.sines.pt/pages/401?event_id=1084

2- LOCAL: GRÂNDOLA
Data: 9 de junho
Iniciativa: A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola assinalarão a data com a disponibilização das «Sínteses das Sisas do Fundo Câmara Municipal de Grândola (1635 a 1651)», no sítio http://arquivo.cm-grandola.pt/ . Neste documento, os investigadores e o público em geral poderão encontrar informações sobre a economia e a sociedade locais da Idade Moderna. Pretende-se, deste modo, valorizar o importante acervo do Arquivo Municipal de Grândola, promover a sua divulgação e contribuir para o conhecimento histórico sobre o Concelho de Grândola.
Mais informação: http://arquivo.cm-grandola.pt/ 

3- LOCAL: MARINHA GRANDE
Data: 9 de junho, 15h00
Iniciativa: Dia aberto às instalações do Arquivo Municipal. Comunidade Escolar 3º ciclo e público geral. Entrada gratuita mediante inscrição para o email arquivo.municipal@cm-mgrande.pt.
Mais informação: https://www.cm-mgrande.pt/pages/257

4- LOCAL: GUIMARÃES
Data: Entre os dias 5 e 9 de junho
Iniciativa: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta Celebra o 75º Aniversário do ICA na Semana Internacional dos Arquivos. Os eventos durante a Semana Internacional dos Arquivos são abertos ao público e oferecem uma oportunidade única para explorar o rico património documental preservado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Mais informação: https://www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/arquivo-municipal-alfredo-pimenta-celebra-o-75-aniversario-do-ica-na-semana-internacional-dos-arquivos

5- LOCAL: VILA REAL
Data: 9 de junho
Iniciativa: O Arquivo Municipal de Vila Real (AMVR) vai promover o debate e reflexão sobre o valioso contributo das associações culturais “Bandas Filarmónicas” na construção da memória local, na preservação do património documental e no estímulo do bem-estar e do desenvolvimento sustentável para a vida quotidiana da nossa cidade, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Será também inaugurada a Exposição Coletiva: “Bandas de Música do concelho de Vila Real – Património musical intemporal”.
Mais informação: https://www.cm-vilareal.pt/index.php/rss/dia-internacional-dos-arquivos-9-de-junho-arquivo-municipal-de-vila-real

6- LOCAL: LISBOA
Data: 7 de junho
Iniciativa: A Rede para a Gestão da Informação e Conhecimento das Secretarias-Gerais (GIC) promove um encontro subordinado à temática “Os desafios da década digital para a Gestão da Informação e Conhecimento” e terá lugar no teatro Thalia, no próximo dia 7 de junho, entre as 9h00 e as 16h30. A inscrição é gratuita, mas obrigatória estando sujeita à lotação da sala. Inscrição gratuita, mas obrigatória, até 2 de junho em: https://lnkd.in/dNYf-rPS.
Mais informação: https://www.linkedin.com/posts/sgpcm_rede-gic-activity-7067800959518744577-VAvW?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

7- LOCAL: ÍLHAVO
Data: 9 de junho
Iniciativa: Num contexto de pré-cinquentenário da Liberdade em Portugal, a iniciativa “Conversas de repressão em tempos de liberdade” farão uma reflexão e retrato da sociedade ilhavense de então, pela voz de alguns opositores ao Regime.
Mais informação: https://centrodedocumentacao.cm-ilhavo.pt/staticContent?id=activities

8- LOCAL: LISBOA
Iniciativa: O Arquivo Histórico Militar associa-se a esta iniciativa com uma Mostra Documental sobre o tema: “As Lutas Liberais”, patente ao público nas suas instalações até 30.06.2023. O Arquivo promove esta iniciativa com vista à divulgação do espaço de memória destacando assim a importância dos Arquivos para a sociedade e a compreensão do passado e do presente na construção do futuro.
Mais informação: https://ahm-exercito.defesa.gov.pt/

9- LOCAL: BARREIRO
Data: 9 de junho
Iniciativa: As entidades que integram a “Cidade dos Arquivos”, composta pelo Museu Industrial da Baía do Tejo, Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Ephemera, Espaço Memória do Município do Barreiro, Fundação Amélia de Mello e Coletivo SPA, irão promover, na tarde do próximo dia 9 de junho, várias iniciativas. O programa inclui as “Conversas do Arquivo” sobre o desporto do Barreiro, uma visita guiada à exposição “Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo”, nas Oficinas da CP, e, a inauguração da exposição de rua “Dia dos Arquivos, na Cidade dos Arquivos”, no terreno do Estacionamento do Gaio.
Mais informação: https://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=9011281

10- LOCAL: ESPOSENDE
Data: 9 de junho
Iniciativa: O Município de Esposende vai receber, no Arquivo Municipal, a documentação do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. A cedência será formalizada no próximo dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, com a assinatura, pelas duas entidades, do Contrato de Depósito da documentação do Arquivo Histórico da Santa Casa, a ter lugar na Igreja da Misericórdia de Esposende, pelas 18h30. O ato incluirá um momento musical com o Bando do Surunyo e será seguido de uma visita guiada ao edifício do Arquivo Municipal, instalado no antigo posto da GNR de Esposende desde julho de 2022, e que nesse dia estará de portas abertas até às 22h00, como forma de assinalar a efeméride. Mais informação: https://bloguedominho.blogs.sapo.pt/arquivo-municipal-de-esposende-recebe-25921669

11- LOCAL: LISBOA
Data: 16 de junho
Iniciativa: Sessão comemorativa da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça no dia 16 de junho (14h00). Realização da exposição “Memórias documentadas: Uma viagem pelos Arquivos e Bibliotecas”, para visita de junho a agosto de 2023, Espaço Justiça, Praça do Comércio. Mais informação: https://sgmj.justica.gov.pt/.

Similar Posts