No passado dia 20 de outubro, a Biblioteca Municipal de Castro Daire organizou as jornadas “Tecer Redes” por ocasião da comemoração dos 20 anos do seu serviço de itinerância.
Tratou-se de um evento enriquecedor e diversificado que incluiu no seu programa conferências, atividades realizadas com as bibliotecas itinerantes da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões, o espetáculo “Deixa-me cantar antes que esqueça” e a exposição “Entretecer”.

BAD na estrada com as bibliotecas itenerantes

As conferências contaram com as presenças da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, da Fundação Calouste Gulbenkian e de diversos bibliotecários que têm exercido atividade no âmbito das bibliotecas itinerantes. Este conjunto de comunicações e debates tiveram como mote permitir a partilha de experiências e, simultaneamente, promover a reflexão sobre os atuais papéis e desafios associados à itinerância.

A BAD, na qualidade de associação profissional, contribuiu com a comunicação “Na estrada com as bibliotecas itinerantes” através da qual procurou articular a sua atividade e recursos com os desafios das bibliotecas itinerantes e dos seus profissionais, sobretudo nas vertentes formação, divulgação e parcerias.

Por fim, retiram-se duas principais conclusões destas jornadas em Castro Daire. Por um lado, o destaque para a existência de projetos estruturados e com resultados materializados em vários municípios portugueses que demonstram o valor destes serviços de itinerância. Por outro, foi reconhecida a importância das bibliotecas itinerantes em domínios como a leitura, o acesso à informação, a inclusão e a coesão dos territórios e que a estes estão, inevitavelmente, associados desafios para os profissionais.

A BAD dá os parabéns ao Município de Castro Daire pelos 20 anos da sua biblioteca itinerante e a todos os organizadores e participantes pelo sucesso do “Tecer Redes”.

Similar Posts