A Liberdade Esta a Passar Por Aqui de Fernando Quintas
A Liberdade Está a Passar Por Aqui de Fernando Quintas

A Divisão de Biblioteca, Arquivo e Cultura da NOVA FCT associa-se às celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974. Uma data fundamental na história portuguesa, que inicia um longo e sólido processo de democratização, que se traduz na plural e diversificada sociedade que hoje conhecemos. 

Tendo como mote a canção de Sérgio Godinho “Maré alta”, inaugurou a 15 de fevereiro, às 17 horas, na Biblioteca da NOVA FCT, a exposição “A Liberdade está a Passar por Aqui” a partir de desenhos de Fernando Quintas (FBAUL | CENIMAT NOVA FCT), com curadoria de José Moura e Ana Alves Pereira. Segundo Fernando Quintas “Esta exposição pretende, de forma ampla, subtil e inclusiva, aludir aos murais revolucionários que foram pintados ao longo de vários anos em cidades, vilas e aldeias portuguesas, e em todos os lugares onde se sentia a dinâmica de uma sociedade que exigia uma mudança de costumes, hábitos e políticas. Nos anos que se seguiram à revolução de 1974, a arte desceu à rua, acompanhou os movimentos das pessoas, ocupou paredes, bairros e cidades inteiras, com as suas mensagens reivindicativas e assertivas, transmitidas através de composições dinâmicas, de um cromatismo gritante que não deixava ninguém indiferente”.

A Exposição vai estar patente ao público até 29 abril.

A 15 de abril e até 27 de junho, o jardim da Biblioteca acolhe a instalação “Jardins de abril” duas peças autónomas, mas comunicantes da autoria de Ana Matilde Sousa, Hugo Almeida, Ivo Louro.

Uma terceira exposição, “Memória de abril” a partir de fotografias de Mário Varela Gomes que captou, através da lente da sua máquina, muitas das emoções e o pulsar dos acontecimentos da época vai estar patente na Sala Preguiçodromo da Biblioteca, de 11 de abril a 31 de maio. Esta exposição tem um caráter documental, com curadoria de Fernanda Rollo (FCSH NOVA) em colaboração com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso e apoio do American Corner.

A Liberdade será, também, o tema do Ciclo de Cinema de 2024. Em 5 filmes, com linguagens e geografias muito diferentes, são apresentadas reflexões sobre a liberdade e a falta dela. No final da projeção de cada filme segue-se um momento de debate. O Ciclo de cinema resulta de uma parceria entre a DBAC, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FLUL) e o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).

Os filmes deste ciclo podem ser consultados aqui .

Celebraremos também o livro e a leitura, sem entraves nem condicionantes. Ao longo de 50 semanas será dado destaque a um livro proibido, em diferentes épocas e regiões e a livros em que a liberdade é o tema central. O destaque a estes livros pode ser acompanho nas redes sociais da Biblioteca da NOVA FCT através da #50livrosparaaliberdade ou no site

Todas as iniciativas são de entrada livre e abertas à comunidade envolvente. podem ser acompanhas através do Blog e nas redes sociais @bibliotecafctnova

Queremos celebrar abril com todos!

Similar Posts