Mentoria BAD Escola Sup Tecnologia Gestao Agueda

Organizada no âmbito do Programa de Mentoria da BAD decorreu, no dia 3 de julho de 2023 uma visita à Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro (ESTGA). Estiveram presentes: Maria Eduarda Pereira Rodrigues (mentora), bibliotecária da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESACB) e, por parte da ESTGA, as colegas do serviço de biblioteca, designadamente Cecília Reis, coordenadora da biblioteca, Patrícia Silva (mentorada) e Conceição Almeida.

A visita teve como objetivo principal promover o conhecimento entre a mentorada Patrícia Silva e a mentora Maria Eduarda Rodrigues, já que o primeiro contacto pessoal entre as duas ocorreu durante o Congresso Nacional da BAD, em Faro, bem como a partilha de experiências e conhecimentos sobre gestão e organização das bibliotecas das instituições de ensino superior.

Para a ocasião foi preparado o seguinte programa:
9:30h – Chegada à ESTGA -UA: apresentação da equipa, dos espaços e dos serviços da biblioteca da ESTGA-UA
10:45h – Pausa para café
11:00h – Serviços de apoio ao utilizador dos SBIDM
12:00h – Recursos digitais SBIDM
13:00h – Almoço
14:30h – Partilha de boas práticas
16:30 – Encerramento da reunião


A reunião decorreu na Biblioteca, de acordo com o definido no programa. Todavia, para além da apresentação da biblioteca e serviços da ESTGA-UA foi também possível apresentar a biblioteca da ESACB e os seus serviços.

Durante a tarde ocorreu a partilha de metodologias e práticas entre as bibliotecas da ESTGA-UA e da ESACB, nomeadamente no que respeita à gestão documental, ao(s) repositório(s) e aos mecanismos utilizados pelos respetivos serviços para tratamento, preservação e disponibilização de informação e documentos.

Entre as maiores preocupações das profissionais presentes na reunião está a alteração dos hábitos de frequência da biblioteca pelos utilizadores, com enfoque no decréscimo das atividades tradicionais em detrimento da sua utilização como sala de estudo ou de permanência de lazer, e ainda na disponibilização de conteúdos digitais, designadamente através dos repositórios. Neste particular a nota de preocupação respeitou à qualidade dos suportes e direitos de autor.

No contexto da reunião foram partilhados os instrumentos de divulgação, bem como os planos de sensibilização e formação de utilizadores.

Para além dos serviços de biblioteca, propriamente ditos, foi também proporcionado conhecimento sobre a atividade de preservação digital de conteúdos efetuada na Universidade de Aveiro (UA), na área de museologia, e que incide sobre todos os materiais produzidos desde a fundação da Universidade, incluindo cartazes, postais e outros documentos de diversas origens desde que produzidos ou alusivos a atividades da UA.

Decorrente já de uma abordagem preliminar efetuada durante a reunião entre mentora e mentorada que ocorreu no Congresso da BAD em Faro, e em face das preocupações comuns relativamente à frequência e utilização dos recursos e da biblioteca em geral, considerou-se que seria importante realizar um estudo, junto dos estudantes do primeiro ano, sobre as suas atuais necessidades no contexto da biblioteca, tendo ficado agendada para o início do próximo ano letivo a sua concretização.

No colmatar das atividades efetuámos uma visita às restantes instalações da ESTGA e foi deixado o convite à mentorada Patrícia Silva, extensível às restantes colegas da ESTGA, para uma visita à biblioteca da ESACB e, eventualmente, às outras bibliotecas do IPCB.


Em jeito de conclusão refira-se que a visita/reunião foi muito proveitosa dada a reconhecida importância da partilha de conhecimento, a realização de estudos em modo colaborativo, bem como o contacto com outras realidades e maneiras de trabalhar, no sentido da implementação de melhorias no quotidiano funcional dos serviços das bibliotecas.

Maria Eduarda Rodrigues | Mentora do Programa de Mentoria da BAD/2023

Similar Posts