No dia 21 de maio de 2024 o Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior organizou na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém o 3.º Workshop das Bibliotecas do Ensino Superior dedicado ao tema “Inteligência artificial no Ensino Superior: linhas de ação para as Bibliotecas”.
Neste workshop pretendia-se identificar áreas de atuação que possibilitassem aos profissionais de informação posicionar-se de forma ativa num contexto em que a Inteligência Artificial já faz parte das rotinas de trabalho de estudantes, investigadores e docentes do Ensino Superior.
Como potenciar os serviços? Através de que ferramentas é possível melhorar os produtos e alavancar projetos? e Como promover entre os utilizadores uma utilização crítica e ética das ferramentas de Inteligência Artificial? eram apenas algumas das perguntas às quais este Workshop pretendia dar resposta.
O evento contou com a participação de Karen Estlund, Diretora das Bibliotecas da Universidade do Estado do Colorado, que na sua comunicação teve oportunidade de demonstrar os diversos cenários resultantes da aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial no contexto das Bibliotecas de Ensino Superior (consultar apresentação).
Seguiu-se uma mesa-redonda intitulada “Inteligência artificial e as Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior” dinamizada por Pedro Príncipe, Chefe de Divisão de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta da Universidade do Minho e Daniel Alves, Subdiretor Adjunto para as Infraestruturas Tecnológicas e Transição Digital da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em que foi possível discutir as perspetivas de dois atores diferentes no contexto do Ensino Superior.
Os trabalhos prosseguiram dando aos participantes a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos no “Laboratório de ferramentas de Inteligência Artificial” onde foram feitas demonstrações de diversas aplicações em cinco domínios diferentes: Serviços de pesquisa com tecnologia de IA; Assistentes para a descoberta de informação e revisão da literatura; Elaboração de vídeos e criação de imagens; Assistentes para análise e síntese de conteúdo; Chatbots e Voicebots para serviços de atendimento.
Durante a tarde decorreram duas sessões paralelas, tendo por objetivo a definição de estratégias e linhas de ação para as BES em Portugal no domínio da Inteligência Artificial: Sessão 1 – Incorporação da Inteligência Artificial nos serviços e sistemas de valor acrescentado das bibliotecas e Sessão 2 – Literacia da Inteligência Artificial no Ensino Superior: ações, parcerias, ferramentas e competências essenciais para as Bibliotecas.
O dia de trabalhos ficou concluído com os relatos das principais conclusões extraídas das sessões paralelas e com a definição de uma proposta de linhas de ação para as Bibliotecas de Ensino Superior, onde ficou explicitado o compromisso do GT-BES da BAD em aprofundar esta temática em próximas iniciativas.
Toda a informação sobre o workshop, incluindo as apresentações, está disponível em https://eventos.bad.pt/event/3-o-workshop-das-bibliotecas-do-ensino-superior/.