conversas com norte

No dia 16 de outubro de 2024, realizou-se a 24ª edição das Conversas com Norte, um espaço dedicado à partilha e divulgação de conhecimento. 

A sessão abriu com a rubrica “O Projeto na Primeira Pessoa”, onde Vítor Fontes apresentou a Biblioteca Pública de Perosinho, uma instituição que, quase a celebrar o seu 50º aniversário, tem sido gerida pelo trabalho dedicado dos seus voluntários. Ao longo dos anos, a biblioteca tem desempenhado um papel crucial na comunidade local, proporcionando acesso à leitura e à cultura, mesmo com recursos limitados, e recebendo autores e artistas de renome. Vítor Fontes sublinhou o impacto deste projeto comunitário, destacando a resiliência e o espírito de colaboração que têm permitido manter as portas da biblioteca abertas e acessíveis a todos, tornando-a num espaço cultural dinâmico e vital para a comunidade.

Na segunda parte da sessão, o debate centrou-se na temática da digitalização, com a apresentação intitulada “Converter em digital? Será necessário?”. 

António Coelho, da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, abordou a digitalização como uma forma de preservação digital, mas também como uma forma de “devolver à sociedade”, abordando os desafios e oportunidades que este processo implica. 

A 24ª Conversa com Norte sublinhou a importância das bibliotecas na dinamização e união das comunidades, bem como o papel fundamental da digitalização na preservação e democratização do acesso ao património cultural, num momento em que a era digital traz novas perspectivas para o futuro.

Relembramos que poderá ver e rever algumas das conversas que já aconteceram no Canal do Youtube da BAD.

Similar Posts