O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e os que os produzem.
Irina Bokova, Directora-General of UNESCO

fb_dmlivro_lermundoO dia 23 de Abril é celebrado em todo o Mundo com a intenção de promover a leitura, os livros e o direito de autor.

A data foi proclamada em 1996 pela UNESCO, que disponibiliza no seu sítio na Internet informação sobre os eventos ao longo dos últimos anos e uma mensagem da diretora-geral, Irina Bukova, para além de várias sugestões e recursos para a comemoração da data, e ainda ligações para as diversas comemorações em todo o mundo.

Em Portugal a data tem sido assinalada ao longo dos anos pela DGLAB e pelos diversos organismos que a antecederam. O dia é igualmente comemorado com atividades de promoção do livro e da leitura em muitas bibliotecas, livrarias e escolas.

A BAD, no contexto destas comemorações, avança este ano com diversas iniciativas:

  • Produção de um cartaz em formato digital de tamanho A3, que está disponível aqui. Sugerimos a todas as bibliotecas, livrarias, escolas e todas as pessoas individualmente, que o imprimam e divulguem de todos os modos que puderem, sejam impressos sejam digitais.
  • Publicação de um texto de Cláudia Sousa Pereira, professora de na Universidade de Évora.
  • Tradução e publicação da mensagem da directora-geral da Unesco, Irina Bukova.
  • Divulgação de várias sugestões para comemorações do Dia Mundial do Livro, originariamente feitas pela UNESCO.
  • Apelo a todos os bibliotecários de qualquer tipo de biblioteca, bem como a livreiros, professores e a todas as pessoas que assim o desejem, que informem o “Notícia BAD” até ao próximo dia 19 de abril das atividades que planeiam desenvolver no dia 23, ou depois dessa data sobre as ações desenvolvidas. Para esse efeito, devem ser seguidas as instruções fornecidas aqui. Este jornal tratará naturalmente da sua divulgação.

Tenha muitos e bons dias com livros!

Similar Posts