Há quanto tempo é associado da BAD?
Eu sou associado da BAD, com o número 2751, desde 19 de novembro do ano de 2005, há cerca de 19 anos, pouco mais de dois anos e meio após ter terminado a pós-graduação em Ciências Documentais, variante de Arquivo, na Universidade dos Açores, em julho do ano de 2003. Na área profissional de arquivo propriamente dita, eu só comecei a trabalhar a partir de junho do ano de 2008.
Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Tem sido uma “relação” compensadora, perseverante e longa.
Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
Fazer parte da BAD é benéfico por vários motivos, que são entre outros: a formação profissional na área, o melhor conhecimento de outros colegas, a troca de experiências, ter melhor acesso a muita informação na área das bibliotecas, arquivos e documentação (trabalhos de investigação, relatórios, publicações, etc.). Também é muito importante salientar que os profissionais de uma área, ao estarem associados, tornam mais forte a sua profissão e o seu reconhecimento perante a sociedade, de modo que os outros saibam o que fazemos enquanto profissionais da organização da informação. Estarmos associados a outros colegas de profissão é sempre melhor e muito importante para não estarmos isolados, a união faz a força.
Tudo isto faz parte da própria missão e da razão de ser da BAD. A BAD defende os seus associados.
Como associada, o que é que a BAD ainda não tem para lhe oferecer?
A BAD poderia ter uma ação ainda mais visível a nível da comunicação.
Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
Uma mensagem de esperança sobretudo, e que o associativismo é um modo de tornar esta área profissional mais resiliente perante as dificuldades que existem.
O associativismo é muito importante para dar força à nossa área profissional.
Precisamente pelo facto de sermos profissionais da organização da informação temos de ser capazes de, através da informação, informarmos a restante sociedade para a importância e valor que esta área profissional das bibliotecas, arquivos e documentação tem, o associativismo é um dos melhores modos de conseguir isso. O associativismo é benéfico para melhor conhecer outros colegas, para a troca de experiências, para um melhor diálogo, para a interação, para a aprendizagem de modo geral, porque há sempre algo a aprender para sermos melhores profissionais. Tal como já salientei em outra questão, a união faz a força.