O projeto “Incluir+ 8ª edição da Semana da Inclusão”, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga, é o vencedor da edição de 2024 do Prémio Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030 promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
O júri considerou que o projeto se enquadra muito bem nos objetivos do Prémio, apresentando evidências e impactos do projeto, ao longo dos últimos anos. Os ODS 10 – Reduzir as Desigualdades e 16 – Contribuir para a paz, Justiça e Instituições Eficazes, têm sido estrategicamente trabalhados, com o público-alvo, nomeadamente pessoas com deficiência e incapacidade, envolvendo também vários parceiros no território.
O projeto da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva representa um exemplo de boas práticas na aplicação dos ODS, que merece ser divulgado e possui potencial para ser replicado por outras bibliotecas, podendo ser ajustado a diferentes áreas e contextos.
A BAD e a DGLAB promovem este Prémio com o objetivo de distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Prémio será entregue no dia 7 de dezembro de 2024, na cerimónia do 51º aniversário da BAD, que irá decorrer na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
Parabéns à equipa vencedora!