Estabelecimento de uma cultura de solidariedade e sociabilidade que ultrapasse os tempos de isolacionismo e contribua
para um juizo crítico no âmbito da gestão da informação…

SILVESTRE LACERDA
Silvestre Lacerda entrevista edited
Silvestre Lacerda

Há quanto tempo é associado da BAD?
Sou associado da BAD desde 1987.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Aprendizagem, Cooperação, Solidariedade.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
A BAD é um meio fundamental e insubstituível na formação e desenvolvimento ao longo da vida para qualquer profissional da informação.

Como associado, o que é que a BAD ainda não tem para lhe oferecer? 
Melhores respostas para situações de criticidade no âmbito da saúde física e mental.

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
Estabelecimento de uma cultura de solidariedade e sociabilidade que ultrapasse os tempos de isolacionismo e contribua para um juizo crítico no âmbito da gestão da informação, ultrapassando os desmandos de uma forte cultura de guerra individual e colectiva e fortaleça as vontades de alcançar a PAZ!

Nota Biográfica

Silvestre Lacerda – Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez o Curso de especialização em Ciências Documentais, opção Arquivo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Aposentou-se no passado dia 31 de janeiro de 2025, depois de ser Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre julho de 2015 a janeiro de 2025; Subdiretor-Geral da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas entre outubro de 2012 e julho de 2015; e entre 2005 e 2012, Diretor -Geral de Arquivos e diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. É associado da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação – desde 1987, tendo integrado os seus órgãos dirigentes, enquanto Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional entre 1994 e 1995 e Presidente entre 2002 e 2004. Esteve também envolvido na dinamização inicial da BAD Norte. Ao longo do seu percurso profissional participou em vários grupos e organizações, nacionais e internacionais, na área dos arquivos e do património documental em geral; publicou e coordenou diversos projetos de investigação; e, apresentou comunicações em diferentes conferências e seminários, nacionais e internacionais.

Similar Posts