“Só juntos e unidos é que seremos mais fortes. Faz-te associado e multiplicarás o nosso reconhecimento profissional..”
ANTÓNIO MARANHÃO PEIXOTO
– Há quanto tempo é associada da BAD?

Sou associado da BAD há 39 anos. Desde 1987, quando estava ainda no 1.º ano do Curso de Especialização em Ciências Documentais, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
– Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Resumo a minha “relação” com a BAD em três adjetivos ao acrónimo CEM: Comprometida, Excelente e Magnânima;
– Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
“Nunca te esqueças de que, se não fosse a BAD, jamais serias profissional nas áreas BAD!”
Foi a BAD que defendeu e arquitetou a minha profissão, desde bibliotecário-arquivista a técnico superior de arquivo. A nossa associação potenciou e alavanca o reconhecimento social e científico do nosso desempenho profissional. Salvaguarda-nos um estatuto de realização individual e coletiva.
– Como associado, o que a BAD ainda não tem para lhe oferecer?
O que ainda tem para oferecer é reforçar a consolidação mais vasta do nosso setor profissional no mercado de trabalho e na economia nacional. Acompanhar os tempos nos desafios que nos são colocados quotidianamente: pugnar, sem sofismas, pela definição clara das exigências habilitacionais para ingresso nas carreiras BAD, consagração metódica da progressão nas mesmas, atualização permanente através da formação contínua, legalmente exigida, estruturada em protocolos e convénios vinculativos com a Administração Pública [Central, Regional e Local (ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, CIM’s – Comunidades Intermunicipais e sindicatos), Sector Empresarial do Estado e Institutos Públicos]. Sem descurar, naturalmente, os segmentos privados que serão mais competitivos e prósperos quanto melhor estiverem dotados de profissionais bem preparados.
– Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
Só juntos e unidos é que seremos mais fortes. Faz-te associado e multiplicarás o nosso reconhecimento profissional.
Nota Biográfica
António Maranhão Peixoto
Nasceu em S. Bartolomeu do Mar (Esposende) no dia 25 de dezembro de 1963.
Licenciado em História (1986) e Pós-Graduado com os Cursos de Especialização em Ciências Documentais, opção de Arquivo (1988) e Especialização Avançada em Ciência da Informação (2024), e doutorando em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Depois de docente no Ensino Secundário e Preparatório/Educação de Adultos, bibliotecário-arquivista dirige o Arquivo Geral da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, 1989-1991, a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Esposende, 1991-1992, e Técnico Superior de Arquivo o Arquivo Municipal de Viana do Castelo, 1992-2013.
Membro do Grupo de Trabalho criado pelo Despacho Conjunto n.º 264/97, dos Ministérios do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e da Cultura, para reformulação da Portaria n.º 503/86, de 9 de setembro, e que elaborou a Portaria n.º 412/2001, de 17 de abril, que “Aprova o Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais”, alterada e republicada pela Portaria n.º 1253/2009, de 14 de outubro.
Coordenador da Comissão Permanente do Grupo e da Secção de Trabalho de Arquivos Municipais da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 1997-2014.
Autor de diversos trabalhos sobre a história local e regional, divulgação de fontes e arquivística municipal, é também formador acreditado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional (IEFP/Ministério do Trabalho e da Solidariedade), com elevada ação desenvolvida, nomeadamente, no âmbito do PROFAP, FORAL e POPH, bem como, formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores e docente convidado da Universidade Católica Portuguesa (2007-2014), além de auditor da qualidade.
Vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende (2013-2017).
Gestor Público Local: Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000 – Actividades Desportivas e Recreativas, EM, desde 7 de agosto de 2017 a 24 de novembro de 2025.
Atualmente, Técnico Superior – Área de Arquivo no Arquivo Municipal de Viana do Castelo.