O Grupo de Trabalho da BAD para as Bibliotecas de Ensino Superior (GT-BES) está fortemente empenhado para o ano de 2017 em potenciar formas de cooperação entre profissionais e instituições das BES e dinamizar iniciativas para a transferência de saberes, desenvolvimento técnico na comunidade e valorização da relevância social das BES.
Alicerçada na forte dinâmica dos últimos anos de trabalho do grupo e guiado pelas recomendações publicadas para as BES de Portugal no ano passado e ainda pelas conclusões e orientações emanadas do 3º Encontro das BES, o GT-BES apresentou em Março passado o seu plano de atividades e está já desenvolver as seguintes iniciativas:
Programa de mobilidade “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca”
Para 2017 estão previstos 21 programas distintos, em 16 instituições de ensino superior diferentes, oferecendo um total de 109 vagas para os participantes interessados. O programa conta já com 3 anos de funcionamento e tem como objetivo a realização de visitas de curta duração em Bibliotecas do Ensino Superior (BES) para trocar experiências e incentivar a colaboração entre os profissionais da área. O GT-BES irá apostar em 2017 na melhoria dos procedimentos de execução e monitorização do programa e manterá o objetivo de sensibilizar devidamente os responsáveis institucionais para os méritos do programa no âmbito da formação dos profissionais das BES. O GT-BES agradece mais uma vez a participação das bibliotecas que aderiram ao projeto com a oferta de ações em 2017.
Ligação útil: http://www.apbad.pt/Seccoes/gtbes_programamobilidade.htm
Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior
A divulgação e aprofundamento das 10 recomendações apresentadas em 2016 e destinadas a todos os profissionais de informação das bibliotecas de ensino superior nacionais continuarão a ser um dos objetivos da atividade do grupo. Para tal, irá procurar-se publicar trabalhos relacionados com as recomendações em revistas científicas e técnicas de âmbito nacional e internacional. Os conteúdos das recomendações servirão de orientação para a escolha de alguns dos temas dos webinares a organizar pelo grupo com o intuito de aprofundar junto da comunidade a implementação das recomendações. Será realizado em abril e maio uma nova campanha de divulgação do documento das recomendações.
Ligação útil: www.bad.pt/noticia/wp-content/uploads/2015/12/Recomendacoes_GT-BES_2016_final.pdf.
Diretório das Bibliotecas de Ensino Superior
O GT-BES continuará a desenvolver o diretório das BES como um recurso com significativo potencial para a comunicação do grupo e informação das bibliotecas, mas igualmente interessante para estudos a desenvolver na comunidade profissional e científica. Os objetivos prioritários para 2017 são: registar as bibliotecas ainda em falta e divulgar o potencial desta ferramenta, principalmente através de divulgação direcionada às bibliotecas que compõem o diretório e a introdução do selo “Estamos no diretório”. Em paralelo, o GT-BES procurará melhorar os procedimentos de criação de novos registos e de atualização da informação dos registos já existentes.
Ligação útil: http://www.bad.pt/diretorio/?ait-dir-item-category=bes
Seminários, workshops e webinars
Para 2017 o grupo propõe-se organizar dois ciclos de webinars. O primeiro, será um ciclo temático com o objetivo de reforçar o aprofundamento das recomendações das BES e o segundo será um ciclo de divulgação dos resultados de teses de doutoramento defendidas recentemente sobre bibliotecas de ensino superior. Está prevista a realização de três a quatro webinars em cada um dos ciclos.
O GT-BES irá organizar o primeiro workshop das bibliotecas de ensino superior em março de 2017, subordinado ao tema dos indicadores estatísticos e valor das bibliotecas de ensino superior e que resulta da nova iniciativa em curso sobre o mesmo tema. É intenção do grupo apresentar este evento (workshop) como uma atividade a continuar em próximos anos mas com temáticas diferentes.
Ligação útil: http://www.apbad.pt/Formacao/formacao_webinars
Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal
O GT-BES arrancou no final do ano passado, na sequência de uma das conclusões do 3º Encontro das BES, com uma nova iniciativa que tem como objetivo elaborar o conjunto de indicadores estatísticos para recolher informação quantitativa das BES em Portugal. Depois de uma primeira fase de recolha de informação e de elaboração de um documento preliminar com indicadores baseados no trabalho da REBIUN – Red de Bibliotecas Universitarias Españolas, irá iniciar este ano a segunda fase de trabalho com maior envolvimento da comunidade.
Para esse efeito, o GT-BES, promove no dia 31 de março a realização do 1º Workshop das BES com o título: Indicadores estatísticos para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: avaliação, prospetiva e planeamento. O evento, de âmbito nacional e de cariz interativo, irá realizar-se em Lisboa e contará com a presença de uma especialista norte-americana (Carol Tenopir) e de um representante da direção da REBIUN (Ramón Abal).
O grupo pretende apresentar os indicadores estatísticos com os seguintes objetivos específicos:
- Descrever quantitativamente as atividades, serviços e produtos da Biblioteca, descrevendo a realidade nas BES portuguesas;
- Possibilitar a criação de uma ferramenta de benchmarking para cada Biblioteca, fomentando a melhoria de processos e funções das BES portuguesas;
- Potenciar a aplicação de um instrumento prospetivo na Biblioteca, aprofundando atividades de planificação, organização e gestão nas BES portuguesas.
O trabalho será desenvolvido ao longo do ano com as seguintes etapas.
- Desenvolvimento da proposta de indicadores (documento preliminar a apresentar em março),
- Realização de um workshop sobre Indicadores Estatísticos nas Bibliotecas (onde será discutido publicamente a proposta – 30 de março em Lisboa),
- Elaboração e apresentação da 1ª versão dos indicadores para aplicação piloto em algumas BES.
Ligação útil: http://tinyurl.com/1workshopBES
Ligação útil: https://www.slideshare.net/pedroprincipe/1-workshop-das-bibliotecas-de-ensino-superior-abertura-e-apresentao
Outras iniciativas
As premissas do projeto colabora (serviço web de partilha e colaboração de recursos para a literacia e formação) planeado no passado pelo grupo mas descontinuado entretanto por falta de recursos financeiros, contínua como um objetivo a alcançar. No 3º Encontro das BES, uma das conclusões apontadas foi precisamente a “necessidade de desenvolver uma ferramenta online colaborativa que permita à comunidade efetivar a partilha de recursos e conteúdos de literacia e formação em contexto académico”, pelo que o grupo irá procurar encontrar os meios que permitam realizar esta iniciativa.
O grupo de trabalho continuará a refletir sobre a importância da existência de um catálogo coletivo das BES em Portugal e irá, para esse efeito, procurar acompanhar e gerar sinergias com a FCT-FCCN no sentido de se encontrar uma solução adequada à comunidade.
O GT-BES estará igualmente empenhado em estabelecer parcerias de trabalho com associações congéneres do Brasil no sentido de se criar um espaço de diálogo Luso-Brasileiro de bibliotecas de ensino superior. Para tal, serão levados a cabo alguns contactos e está programada uma reunião online entre o grupo e colegas do Brasil.
Por último, o GT-BES continuará atento e empenhado na criação de uma estrutura de rede de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior que operacionalize desafios comuns às instituições. Para tal, irá desenvolver contactos com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado.
O grupo é constituído atualmente pelos seguintes elementos:
Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho (coordenação); Ana Alves Pereira, Gabinete da SECTES (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa); Ana Gonçalves, Reitoria da Universidade do Porto; Ana Paula Alexandre, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; André Vieira, Instituto Português de Administração de Marketing; Carlos Lopes, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida; Cátia Alexandra Marques de Carvalho, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL; Célia Cruz, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Diana Silva, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto; Isabel Rebolho, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Luiza Margarida Baptista, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa; Madalena Carvalho, Universidade Aberta; Manuel Moreno, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Margarida Vargues, Universidade do Algarve; Maria Antónia Correia, Information Management School da Universidade Nova de Lisboa; Maria da Luz Antunes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa; Maria Elvira Pita da Costa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Maria João Amante, ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa; Maria João Pinto, Universidade Católica Portuguesa; Maria Margarida Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Maria Teresa Costa, Fundação para a Computação Científica Nacional; Nuno Guerreiro Martins, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Paula Couto Saraiva, Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior; Paula Sousa Saraiva, Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa; Sílvia Cardoso, Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria; Pedro Estácio, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Sónia Amorim Teixeira, Reitoria da Universidade do Porto; Susana Lopes Ferreira, ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa; Tatiana Sanches, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Teresa da Silva Martins, Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra.