A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, RIBBA, rede composta por treze bibliotecas municipais: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa, Vidigueira, dos municípios que integram a Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, inscreve anualmente numa das suas linhas de trabalho a uniformização de documentos técnicos e normativos importantes para a valorização e equidade dos serviços prestados às populações do seu território.
Entre os documentos produzidos destacamos:
- Normas para o serviço de Empréstimo Interbibliotecas da RIBBA, que desde 2015 tem facilitado o acesso das pessoas de cada concelho à totalidade dos documentos disponíveis nas 13 bibliotecas.
- Normas relativas à aceitação de ofertas, que desde 2017 tem permitido receber e integrar de forma sustentada, normalizada e concertada entre todas as bibliotecas, as intenções de oferta de documentos das pessoas de cada concelho.
- Guia de gestão de colecções, que desde 2020 tem permitido optimizar os recursos de cada biblioteca em beneficio de todos os residentes neste território.
- Guia de Gestão de Registo de Utilizadores, que desde 2021 adaptou e normalizou o registo de utilizadores de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados.
O contexto epidemiológico atual tornou urgente para a RIBBA a reflexão e produção de um documento estratégico, para os próximos 5 anos, tendo como objetivo primordial garantir que as Bibliotecas continuam a ser potenciadoras da qualidade de vida das pessoas; facilitadoras da criação de comunidades; mediadoras de acesso a manifestações culturais e agentes de combate a desigualdades, garantindo o acesso democrático à informação e ao desenvolvimento intelectual. É neste contexto que surgiu no final de 2020 o documento “O presente e o futuro das Bibliotecas do Baixo Alentejo: documento estratégico da RIBBA 2020-2025”.
Todos os documentos aqui referidos podem ser consultados no site da CIMBAL na área dedicada à RIBBA.
Este trabalho é fruto do compromisso e colaboração de todos os profissionais da RIBBA, em prol de um um trabalho em rede, que desde 2012 reafirma o papel social e cultural das Biblioteca na vida das comunidades do Baixo Alentejo.
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo