IG Geral CentenarioBIN2

No próximo dia 3 de outubro de 2023, a «Sala António José de Almeida», onde se encontra a biblioteca da Imprensa Nacional, irá completar 100 anos de vida. Este espaço foi especificamente construído para acolher e preservar o património bibliográfico herdado do antigo edifício da Imprensa Nacional, demolido no final do século XIX, e foi inaugurado como biblioteca pública, dando, pela primeira vez, a todos os cidadãos, acesso ao seu valioso acervo.

A nova biblioteca, inaugurada com a presença do Presidente da República, António José de Almeida, serve, há cem anos, o mesmo propósito de acesso ao conhecimento, de preservação e divulgação da língua e da cultura portuguesas – convergindo com a missão de serviço público da Imprensa Nacional.

A biblioteca da Imprensa Nacional é aberta a todos os cidadãos e disponibiliza um património que ascende a mais de 20 mil volumes, incluindo o Jornal Oficial (atual Diário da República). 

A evocação deste centenário é uma oportunidade para refletir sobre a sua história e sobre a sua missão presente e futura. Com este sentido de responsabilidade patrimonial e cultural, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda irá promover um conjunto de iniciativas comemorativas, incluindo conferências, concertos e visitas guiadas.

No dia 3 de outubro, para iniciar estas comemorações e assinalar os cem anos de inauguração da biblioteca, terá lugar uma conferência dedicada ao centenário, por Inês Queiroz, seguida de concerto pelo Melleo Harmonia. Poderá ser consultada mais informação aqui.

Entre outras iniciativas a anunciar, destacamos já que no dia 17 de outubro, pelas 18h, a biblioteca da Imprensa Nacional irá associar-se à comemoração dos 50 anos da BAD (50 Anos BAD | Vamos de visita), abrindo portas a uma visita guiada a todos os interessados.

Similar Posts