
Com este webinar, os oradores Ana Gago, Ana Eva Miguéis, Ana Luísa Silva, Maria de Fátima Bogalho, através da Delegação Regional Centro da BAD, vão apresentar a experiência piloto do Projeto Joanina Digital e abordar as estratégias de um projeto de digitalização.
Como nos preparamos para a digitalização?
O exemplo do projeto Joanina Digital
Webinar promovido no âmbito das atividades da Delegação Regional Centro da BAD
Data e hora: 24 de setembro de 2025, das 11h às 12h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)
Oradores: Ana Gago, Ana Eva Miguéis, Ana Luísa Silva, Maria de Fátima Bogalho
RESUMO
O Projeto Joanina Digital tem como objetivo disponibilizar online, de forma abrangente e gratuita, um conjunto representativo de cerca de 30 mil obras, que integram o Piso Nobre da Biblioteca, constituindo um arquivo composto por aproximadamente 18 milhões de imagens. Além de ir ao encontro da missão de disseminação de qualquer biblioteca, a tarefa contribuirá para conservar o espólio desta entidade pública, que tem à sua guarda um património único e amplamente visitado. Fá-lo-á abrindose a novas leituras e ao desenvolvimento de conhecimento em diversas disciplinas, assim como em torno da produção e circulação científicas, da edição e do tratamento biblioteconómico de uma coleção que abrange mais de três séculos. Os desafios à concretização deste projeto são múltiplos e complexos, desde a otimização do trabalho de digitalização ao desenvolvimento de uma plataforma inovadora, adaptável, escalável e interoperacional. Na sua retaguarda, está a ser desenvolvida uma outra forma de literatura, de cariz técnico, explorando a criação de ontologias, modelos de dados, fluxos de trabalho e ferramentas de pesquisa. A sua coordenação exige a articulação entre diferentes equipas e especialidades, apresentando uma oportunidade para construir metodologias colaborativas, em diferentes etapas, da conceção à implementação, sem esquecer a mediação e a disseminação do projeto. Neste webinar, exploraremos as principais aprendizagens da experiência piloto realizada no âmbito do Joanina Digital, considerando a gestão de equipas, formação de competências técnicas, gestão de sistemas de informação e gestão de projeto. Desta forma, antecipando problemáticas, mas também estratégias sobre como preparar-nos para um projeto de digitalização em larga escala, numa biblioteca histórica.
O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?
Neste webinar serão partilhadas aprendizagens que poderão revelar-se úteis ao desenho, implementação, gestão e mediação de projetos de digitalização de fundos bibliográficos de cariz patrimonial.
A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Bibliotecários, Gestores de sistemas de informação, Informáticos e programadores, Gestores de projeto, Coordenadores de bibliotecas, Curadores, educadores e mediadores culturais.
Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt
Inscrição
Associado Individual: Gratuito
Associado Coletivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Não Associado: 10,00 euros

