eblida
www.denhaag.nl
Desde a sua fundação que a BAD manifestou um real interesse em ocupar o lugar que lhe compete, ao lado das suas congéneres, nas instâncias que abrangendo quase todos os países do mundo desenvolvem, no nosso campo de actividade, uma significativa cooperação internacional, e representam efectivamente o colectivo dos profissionais, pelo que lhes foi reconhecido o mais elevado grau do estatuto consultivo junto da UNESCO.

Essa credibilidade e aceitação reproduz-se, aliás, em muitas associações nacionais como a nossa, et pour cause, sempre nas nações mais avançadas. E logo nos seus primeiros tempos, a BAD filiou-se na IFLA e no ICA, para, mais recentemente, passar também a integrar a IASL.

Nesta oportunidade, porém, vimos chamar a vossa atenção para outra relevante associação, de âmbito europeu, a EBLIDA, de que a BAD é membro fundador, assegurando mesmo um representante no respectivo Conselho Executivo, como é sabido, visto que divulgamos entre os nossos associados a sua Newsletter mensal ( www.eblida.org ). As linhas de intervenção prioritárias previstas no seu plano estratégico dizem respeito sobretudo à propriedade intelectual, à digitalização e à formação, correspondendo, aliás, esta última a uma insistente proposta da nossa parte. Num dos grupos de trabalho, o EGIL, está também representada a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, através do bibliotecário nosso associado, Jorge Resende.

A 27 de Maio próximo, a EBLIDA em conjunto com o NAPLE (National Authorities for Public Libraries in Europe) como vem sendo hábito, realizará em Málaga a sua Conferência anual, em simultâneo com a Conferência da Fesabid e as XVI Jornadas Bibliotecárias da Andaluzia. No âmbito destas últimas, Luisa Alvim apresentará uma comunicação logo no dia 26. A EBLIDA, por sua vez, convidou o nosso colega Eloy Rodrigues, director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e presidente da Assembleia Geral da BAD, a fazer uma exposição sobre os trabalhos que tem empreendido nos últimos anos e que têm vindo a despertar o maior interesse em muitos países dos vários continentes.

Similar Posts