IMG 4094
Paula Sequeiros
Um conto de duas bibliotecas: espaço e leitura em bibliotecas públicas do Porto” é o tema da conferência de Paula Sequeiros (bibliotecária e socióloga, investigadora do Instituto de Sociologia da U.P.) e de Silvia Grünig (arquiteta e urbanista, consultora pedagógica da Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona) a realizar no próximo dia 15 de Abril, às 15h00, na Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Apresentação:

O espaço das bibliotecas públicas molda as práticas dos e das leitoras e os edifícios tendem a reflectir tanto políticas de leitura pública como políticas culturais; as apropriações de utilizadores podem alterar e contornar os fins planeados e os padrões de comportamento esperados. Comparamos os dois edifícios – um, histórico, convertido em biblioteca e outro  construído de raiz – dentro da mesma cidade e como se relacionam com as suas diferentes atmosferas de leitura.

Partimos dos conceitos na base dos projectos arquitectónicos, passámos pelo modo como leitores produzem o seu espaço, atendendo às emoções e significados associados, para chegar a uma compreensão abrangente de como o espaço e as pessoas interagem e dão forma à leitura.

Similar Posts