Desde há 81 anos que a Feira do Livro é um marco na vida cultural da cidade de Lisboa. Editores e livreiros reúnem-se no Parque Eduardo VII e, mais uma vez, as Bibliotecas Municipais juntam-se-lhes na promoção do Livro, da Leitura e da Cultura.

De 28 de Abril a 15 de Maio, as bibliotecas trazem para o ambiente do Parque as dinâmicas que desenvolvem diariamente nos seus 16 equipamentos espalhados por Lisboa e que constituem a Rede BLX.

Transpostas para céu aberto, histórias e outras tradições ganham vida e crianças e adultos serão conduzidos por profissionais contadores de histórias por entre universos de cor e magia. O stand das BLX será, assim, palco de horas de conto, oficinas de artes plásticas e escrita criativa.

A convite das BLX, os grupos Teatro de Carnide, Umbigo Teatro e Lua Cheia Teatro Para Todos darão vida a personagens da literatura portuguesa Fernando Pessoa, Eça e Garrett, entre outros. Haverá espaço à diversidade, com a presença de uma família de Pernaltas, personagens desconcertantes que se movimentam em andas. Os “médicos” da Operação Nariz Vermelho estarão de plantão e a Protecção Civil irá promover acções de sensibilização sobre o risco sísmico.

E porque as BLX são centros de cultura, onde se criam dinâmicas multidisciplinares, haverá espaço a diferentes manifestações artísticas. A música chegará pela Orquestra Geração, constituída pelos alunos das escolas EB1 Alexandre Herculano e EB1 Arq. Ribeiro Telles. A arruada minhota irá invadir o espaço da feira, com um desfile de gigantones e cabeçudos, ao som de concertinas e bombos, trazidos pelo Grupo de Danças e Cantares do BESCLORE. Haverá, ainda, lugar para concertos e jam sessions.

As BLX aderem, assim, àquela que é a grande festa do Livro e da Leitura, através de um vasto programa destinado à comunidade escolar, famílias e público em geral, um programa que adoptou por mote “Cola-te à leitura”.

Fonte: Sítio na Internet das Bibliotecas Municipais de Lisboa. Veja o programa completo aqui.

 

Similar Posts