AnivBMJS
BMJS

O Município de Loures assinala, no próximo dia 30 de novembro, o 10º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS). A comemoração da efeméride compreenderá a realização de um conjunto de atividades, de acesso livre e gratuito, que visam marcar e celebrar este fato e, simultaneamente, homenagear o escritor José Saramago, patrono da Biblioteca e um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, falecido o ano passado.

Entre as 10h30 e as 17h00, a BMJS acolhe a iniciativa “Leituras de Saramago”, onde será criada uma dinâmica de partilha de leituras, com representantes institucionais, figuras públicas do meio literário, estudantes, professores e público em geral. Contará ainda, por exemplo, com participações especiais do Teatro Independente de Loures e dos alunos da Academia dos Saberes, bem como da equipa de animação da Biblioteca.

A partir das 21 horas, realiza-se uma cerimónia de homenagem a José Saramago, com participação de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago. Comtemplará a atualização da parede evocativa da obra do Nobel e a inauguração da mostra documental “A (ler) Saramago”.

Meia hora depois, às 21h30, terá lugar uma sessão de reconhecimento público aos Amigos da Biblioteca, onde a Câmara Municipal de Loures manifestará o seu agradecimento a todos os utilizadores e mediadores de leitura que, ao longo de 10 anos, estiveram presentes de forma regular e vinculativa nos serviços e atividades da BMJS, contribuindo para a afirmação da sua identidade enquanto equipamento cultural.

Finalmente, às 23h, realizar-se-á o encerramento oficial das comemorações, num momento em que se cantará os “parabéns a você”.

Fonte: Câmara Municipal de Loures

Similar Posts