20eblida naple
EBLIDA 20th Conference
Uma Conferência, muito participada, foi realizada a 11 de Maio corrente, mais uma vez em conjunto por estas duas organizações, durante a Presidência da União Europeia pela Dinamarca, sobre o tema “Democracy development in a new media environment”, tendo o apoio da Danish Library Association. Após as desafiantes intervenções de Tarja Cronberg, membro do Parlamento Europeu e de Cory Doctorow, conhecido activista , blogger e jornalista, decorreu uma sessão – a que se seguiu um painel de discussão e 4 breves workshops – sob um título muito significativo: Precisamos de mudanças!

Nos dias anteriores, reunira-se já o Conselho Executivo da EBLIDA (CE), para o qual foi de novo eleita Maria José Moura (e o Bruno Duarte Eiras, como substituto) em representação da BAD. Na mesma ocasião, o nosso colega Klaus Peter Bottger, director da Biblioteca Pública de Essen, foi também eleito Presidente da referida organização – que já federa associações congéneres de todos os países da EU e de que a BAD foi membro fundador – substituindo o austríaco Gerald Leitner, que a representou no último Congresso BAD, em Guimarães.

Além da apresentação do programa de trabalho, orçamento e contas, assim como do relatório de actividades, incluindo os dos grupos de peritos, que foram aprovados pelos 10 membros do CE, foi debatida em especial a grave ameaça com que se debatem as bibliotecas, nomeadamente as europeias e, como consequência, tomada a decisão unânime de lançar uma nova campanha em todos os países da Europa alargada, a partir do texto entretanto já divulgado aqui no Notícia BAD – As Bibliotecas Europeias e os Desafios da Edição Eletrónica – o qual irá servir de ponto de partida para um vasto plano de ação, liderado por G. Leitner.

Aproveitamos, mais uma vez, para solicitar as reflexões, comentários e contributos escritos sobre esse assunto dos nossos associados e outros profissionais que se sintam mais diretamente implicados, que os queiram partilhar através do nosso Notícia BAD, para o qual continuamos a esperar a colaboração de todos.

Similar Posts