Título do Webinar: Organização e representação da informação: Arquivos, Bibliotecas e Museus.

Data e hora: 7 de Maio, das 21h30 às 22h30.

Orador/tutor: Nuno Oliveira e Pedro Rangel Henriques, Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus.

webinars2013 banner500

RESUMO

A Internet permitiu a criação de uma rede, à escala mundial, para partilha de documentação. Designada por World Wide Web (WWW), ou simplesmente por Web, esse gigantesco repositório de informação foi, desde o início, e ainda é fortemente usada a nível individual; pessoas de todo o género, idade e profissão, usam a Web para disseminar a informação contida nos variados documentos que produzem, ou para nela procurar informação (produzida por outros) sobre os mais diversos tópicos. As empresas comerciais e industriais cedo se aperceberam da potencialidade de negócio oferecida por este meio de comunicação e rapidamente começaram também a usar a Web para melhor atingir os seus fins.
Neste quadro é, pois, natural pensar que Instituições – como as Bibliotecas os Arquivos e os Museus, que tem por missão recolher, catalogar, armazenar, preservar e divulgar fontes documentais – pretendam também aproveitar este meio para melhor cumprir a sua tarefa. Assim, duas grandes questões se levantam: como organizar a documentação para que seja facilmente pesquisada e encontrada com sucesso; como organizar a informação para que possa ser partilhada entre Instituições.
Neste seminário pretende-se discutir as noções de anotação de documentos e de metadados como base necessária para o arquivo de informação que assegure uma pesquisa fácil e uma recuperação eficaz. Será também analisado o relacionamento semântico entre as fontes com base em ontologias, para garantir a partilha inter-institucional. Além disso, mostraremos que o uso de ontologias na organização e representação da informação concede ao repositório um caráter semântico que nos parece estar em plena consonância com a noção semântica que a web quer para si mesma na sua 3ª fase de vida, que se avizinha.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

1. A importância de anotar a documentação, e de a enriquecer com metadados, para facilitar o acesso aos dados e a interoperabilidade entre instituições.
2. O papel das Ontologias neste processo de partilha e exploração do conhecimento.

Similar Posts