Título do Webinar: Organização e representação da informação: Arquivos, Bibliotecas e Museus.

Data e hora: 7 de Maio, das 21h30 às 22h30.

Orador/tutor: Nuno Oliveira e Pedro Rangel Henriques, Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus.

RESUMO

A Internet permitiu a criação de uma rede, à escala mundial, para partilha de documentação. Designada por World Wide Web (WWW), ou simplesmente por Web, esse gigantesco repositório de informação foi, desde o início, e ainda é fortemente usada a nível individual; pessoas de todo o género, idade e profissão, usam a Web para disseminar a informação contida nos variados documentos que produzem, ou para nela procurar informação (produzida por outros) sobre os mais diversos tópicos. As empresas comerciais e industriais cedo se aperceberam da potencialidade de negócio oferecida por este meio de comunicação e rapidamente começaram também a usar a Web para melhor atingir os seus fins.
Neste quadro é, pois, natural pensar que Instituições – como as Bibliotecas os Arquivos e os Museus, que tem por missão recolher, catalogar, armazenar, preservar e divulgar fontes documentais – pretendam também aproveitar este meio para melhor cumprir a sua tarefa. Assim, duas grandes questões se levantam: como organizar a documentação para que seja facilmente pesquisada e encontrada com sucesso; como organizar a informação para que possa ser partilhada entre Instituições.
Neste seminário pretende-se discutir as noções de anotação de documentos e de metadados como base necessária para o arquivo de informação que assegure uma pesquisa fácil e uma recuperação eficaz. Será também analisado o relacionamento semântico entre as fontes com base em ontologias, para garantir a partilha inter-institucional. Além disso, mostraremos que o uso de ontologias na organização e representação da informação concede ao repositório um caráter semântico que nos parece estar em plena consonância com a noção semântica que a web quer para si mesma na sua 3ª fase de vida, que se avizinha.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

1. A importância de anotar a documentação, e de a enriquecer com metadados, para facilitar o acesso aos dados e a interoperabilidade entre instituições.
2. O papel das Ontologias neste processo de partilha e exploração do conhecimento.

Similar Posts