No passado dia 06 de julho realizou-se a segunda edição do webinar “Como utilizar vocabulários controlados sobre património cultural na minha organização”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM).

O webinar teve a participação de quase 40 profissionais de Bibliotecas, Arquivos e Museus, além de investigadores de ensino superior. A orientadora foi a Juliana Alves, consultora na área de gestão de coleções e normalização em documentação em museus, que desenvolveu um doutoramento nesta temática na Universidade do Porto, e tem desenvolvido atividades, estudo e trabalho com normas para documentação de património musealizado.

Esta orientação apresentou como fazer um vocabulário controlado através de uma lista de termos em seis passos. Para isso, em primeiro foram apresentados alguns dos principais conceitos sobre o uso de normas terminológicas na gestão da informação e, em segundo, um passo a passo de como construir uma lista de termos.

vocabularios1

Um dos objetivos deste webinar foi a sensibilização dos profissionais sobre a importância do uso de terminologia controlada em instituições que tenham património musealizado para facilitar a comunicação, o acesso e o resgate da informação registada sobre o património. Outro objetivo foi dar um instrumento de apoio para o desenvolvimento e a aplicação de uma lista de termos simples. Nesse sentido, a orientação teve como proposta auxiliar a prática, através de um passo a passo, dividido em seis partes, de como criar uma lista de termos, que é o tipo mais simples, e mais utilizado em instituições com património.

vocabularios2

Este webinar foi realizado no âmbito da sub-linha de Terminologias do GT-SIM, que na mesma temática do referido webinar está a elaborar o toolkit “Como construir uma lista de termos”, um trabalho na sequência do guia de apoio “Os vocabulários controlados na organização e gestão de informação sobre património cultural: orientações práticas” (Jorge et al., 2017). Os trabalhos da sub-linha Terminologias visam criar ações e materiais de apoio aos profissionais das instituições de património sobre organização e gestão da informação e ser um espaço de partilha e construção de conhecimento.

Similar Posts