Centro AtlânticoExistem em Portugal mais de 4 mil bibliotecas. Mais do que meros espaços com livros, as bibliotecas são locais de cultura e conhecimento, informação, lazer, mas também de arte e história.

De entre as cerca de 200 bibliotecas antigas ou históricas, Libório Manuel da Silva autor do texto e das fotografias, seleccionou 21 cujos espaços mantêm uma traça centenária, com as suas antigas estantes de madeiras e os livros com as lombadas em pele e colecções únicas e impressos, reservados, incunábulos, manuscritos, gravuras, desenhos e cartografia. Ainda que nesta apreciação o autor tenha deliberadamente optado pelo critério estético, as especiais características arquitectónicas dos espaços interiores das 21 bibliotecas e a sua integração com a importância dos acervos em muito facilitaram este trabalho.

Nesta obra de fotografia editada pela Centro Atlântico e com prefácio de Eduardo Lourenço poderemos ficar a conhecer melhor algumas das mais bonitas portuguesas através de 140 imagens que nos mostram o admirável património cultural guardado nestas “maravilhas de Portugal”.

Dando continuidade ao seu trabalho de prestar um melhor serviço, a BAD vai ter disponível para venda com 20 % de desconto para associados, o livro de Libório Manuel da Silva, “Bibliotecas – maravilhas de Portugal.”

Mais informações neste endereço:
http://www.apbad.pt/Edicoes/Edicoes_Monografias.htm

Similar Posts