
Reúne atualmente as coleções digitais de 2.300 instituições europeias (entre elas, a Biblioteca Nacional Digital), com materiais diversificados. Livros e manuscritos antigos, mas também fotografias e pinturas, programas televisivos e filmes, escultura e artesanato, diários, mapas, partituras, registos musicais…. O objeto digital com o número 30 milhões, disponibilizado pela Europeana, é o filme de animação The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, vendedor de um Academy Award para Best Animated Short Film em 2012 – uma tocante alegoria sobre o poder dos livros e sobre o valor dos que lhes dedicam a sua vida. Está disponível com uma licença Creative Commons, o que significa que pode ser usada e partilhada legalmente.
Também para o RNOD – Registo Nacional de Objetos Digitais – o agregador para a Europeana de materiais das bibliotecas portuguesas, gerido pela Biblioteca Nacional de Portugal, este foi um mês importante. O RNOD disponibiliza na Europeana, desde novembro, mais de 80.000 objetos digitais provenientes das 18 entidades portuguesas participantes.
Com a recente disponibilização destes objetos na Europeana, cresce significativamente a presença e visibilidade de conteúdos do património cultural português neste importante portal europeu.
Saber mais: http://blog.europeana.eu/2013/11/europeana-celebrates-5-years-and-30-million-objects/
http://www.culturadigital.pt/europeana_rnod.htm
Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal