EncontroPartilhar-Leituras_Abertura-vista-geralA Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa promoveu no mês de março um conjunto de iniciativas das quais se destaca o III Encontro Partilhar Leituras, que teve lugar no dia 11, das 10h às 17h, no Auditório da BMF.

O Papel Social das Bibliotecas junto da Comunidade foi o tema deste Encontro, aberto a bibliotecários, professores, educadores de infância e publico interessado no tema.

Com este evento pretendeu-se dar a conhecer o trabalho realizado por diversas bibliotecas: universitária, públicas e escolares do Algarve e de alguns agentes culturais, bem como promover e divulgar as boas práticas, fomentando a troca de experiências entre os diversos profissionais, que trabalham num sector que desempenha um papel fundamental na área da intervenção social, contribuindo, de forma decisiva, para o desenvolvimento das comunidades em que se inserem.

O Encontro abordou quatro grandes temas: Boas Práticas nas Bibliotecas Públicas do Algarve; Literacia da Informação e dos Média; O Papel das Bibliotecas Escolares do Algarve e A Voz dos Parceiros, com a participação de profissionais de várias bibliotecas algarvias e agentes culturais que apresentaram e partilharam as suas experiências.

No primeiro painel – Boas Práticas nas Bibliotecas Públicas do Algarve – foram divulgados diversos projetos promovidos pelas Bibliotecas Municipais de Loulé, Faro e Vila Real de Santo António, que visam promover os hábitos de leitura das populações mais isoladas do interior, idosos, doentes, reclusos, minorias étnicas.

No painel 2 – Literacia da Informação e dos Média – os autores apresentaram várias aplicações das novas tecnologias em bibliotecas, as suas experiências na área das redes sociais, dos conteúdos partilhados e colaborativos, bem como os perigos da Internet para o público mais jovem e quais os sinais de alerta a observar.

Seguiu-se o painel 3 – O Papel das Bibliotecas Escolares do Algarve. Neste conjunto de comunicações houve a oportunidade de ouvir pontos de vista e experiências complementares, quanto à realidade virtual, o acesso à informação e os problemas concretos das crianças nas escolas. Foram trazidos exemplos práticos de como a biblioteca escolar pode contribuir para ultrapassar dificuldades e integrar diferentes meios. Foi completado este painel, com uma apresentação teatral, pelas crianças da TeatroTeca de Castro Marim, na pequena encenação, Livros em Palco, alusiva às desigualdades e à discriminação.

No último painel – A voz dos parceiros, algumas das instituições ou grupos que habitualmente colaboram com a Biblioteca Municipal tomaram a palavra e expressaram a importância da Biblioteca como espaço público onde é possível comunicar com a comunidade e em conjunto promover iniciativas com características e objetivos diversificados.

Todas as intervenções captaram a atenção do público presente, proveniente de bibliotecas do Algarve, de diferentes tipologias. O interesse do tema motivou os presentes a participar no próximo Encontro, em 2015.

BMF – Serviço de Extensão Cultural e BAD – Delegação Regional do Sul

Abril 2014

 

Similar Posts