boletimO Arquivo Distrital de Évora publicou, em julho, o primeiro número do seu novo boletim. O objetivo é, essencialmente, divulgar as suas atividades e o seu acervo, a disciplina arquivística e a gestão pública relacionada com os arquivos, assim como as iniciativas e os fundos documentais de entidades do Distrito. Pretende-se assegurar que tenha uma regularidade semestral e um carácter gratuito, estando atualmente disponível em linha.

O Distrito de Évora alberga um vasto e rico património documental que merece ser conhecido e usufruído pela generalidade da população. A fruição da cultura e o exercício dos direitos são elementos essenciais numa sociedade desenvolvida em que o acesso aos documentos e o conhecimento do passado ajudam a fixar as fronteiras da cidadania e da identidade. Neste esteio, o boletim tem como preocupação abranger vários públicos, desde quem nunca tomou contacto com os arquivos até aos investigadores que os frequentam assiduamente.

A divulgação do “Documento do Mês” e a publicação de artigos sobre fundos documentais destinam-se a cativar o interesse de públicos normalmente com menor proximidade ao arquivo, fornecendo-lhes informações sobre a região que os levem a valorizar a documentação e a aumentar o seu domínio sobre a história local. As notícias e as entrevistas possibilitam um maior acompanhamento do que vai sucedendo e dos projetos futuros. Os artigos sobre arquivística, gestão pública e história local ou regional estão direcionados para públicos mais específicos visando a divulgação de estudos com contributos em cada uma dessas áreas. Ao nível da história local e regional, o boletim pode ser um veículo de cada município ou freguesia na promoção das suas tradições e do seu património se houver investigadores disponíveis para nos enviarem artigos para publicarmos.

O ecletismo do boletim prende-se com a natureza universalista do Serviço Público que é prestado e, por isso mesmo, com a necessidade de chegar a faixas etárias, graus de instrução e interesses muito diferenciados. Incluir os cidadãos na sociedade da informação através da utilização de uma linguagem clara e de conteúdos variados pode ser um passo decisivo para a sua inclusão e progressão sociais. O potencial da cultura e da informação como instrumentos de capacitação social e profissional é significativo, pelo que o Arquivo Distrital de Évora, enquanto agente cultural da área da gestão da informação, pretende reforçar o seu papel no desenvolvimento regional com o boletim que agora cria.

Convidamo-lo também a participar na mudança escrevendo artigos para o nosso boletim sobre as áreas atrás indicadas ou enviando-nos críticas e sugestões!

O Boletim pode ser lido e baixado a partir daqui.

Jorge Janeiro
Diretor do Arquivo Distrital de Évora

Similar Posts