mertola2peqUm dos mais recentes projetos da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) consiste na organização das coleções fotográficas da instituição, coleções estas resultantes da sua atividade científica, desenvolvida ao longo dos seus 36 anos de existência.

Desta forma, através da salvaguarda e divulgação das suas coleções fotográficas, o CAM pretende não só preservar a sua memória institucional, mas também zelar pela memória patrimonial do concelho de Mértola.

Trata-se de um projeto multidisciplinar, pois nele encontram-se envolvidos vários colaboradores do CAM – nomeadamente arqueólogos, técnicos de conservação e restauro e bibliotecários – que, a partir das suas áreas de especialização, têm vindo a contribuir para o desenvolvimento do mesmo.

Para o arranque deste projeto, a Biblioteca do CAM contou com a colaboração da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, unidade de informação que, entre outras vertentes, é também reconhecida como modelo de boas práticas e de procedimentos no que diz respeito ao tratamento e divulgação de coleções fotográficas.

O acervo fotográfico do CAM conta com mais de 70.000 espécies e abrange diversas áreas temáticas que refletem os objetivos científicos do CAM, organizadas pelos seguintes conjuntos:

  1. Escavações arqueológicas: Estações arqueológicas em Mértola e Sítios Arqueológicos em Mértola;
  2. Intervenções arqueológicas no concelho de Mértola e fora do concelho;
  3. Prospeção arqueológica;
  4. Mértola, Vila Museu: Monumentos, Etnografia, Eventos, Museu de Mértola, Panorâmicas, Arquitetura tradicional;
  5. Concelho de Mértola;
  6. Arquitetura tradicional;
  7. Atividades tradicionais;
  8. Paisagem;
  9. Edifícios religiosos e arte sacra;
  10. Eventos;
  11. Etnografia;
  12. Campo Arqueológico de Mértola: Gabinetes, Formação, Exposições, Congressos, Eventos, Equipa do CAM;
  13. Portugal, paisagem e património: Região do Alentejo, Região do Algarve e Portugal;
  14. Deslocações ao estrangeiro.
  15. Reproduções de documentos;
  16. Coleção Mariano Piçarra;
  17. Coleção Jorge Pulido Valente.

mertola 3peqTendo-se realizado o pré-inventário das coleções fotográficas – que permitiu analisar as unidades de instalação, apurar quantidades, formatos, processos fotográficos, datas de produção, autores, temáticas e estado de conservação – neste momento, prossegue-se com o plano de tratamento, organização e difusão das mesmas, de acordo com as seguintes etapas: digitalização das espécies; processamento bibliográfico das coleções; disponibilização das imagens digitais no catálogo bibliográfico em linha e, em breve, no canal de comunicação Pinterest.

Por um lado, este projeto permitirá ao CAM a divulgação inédita das coleções fotográficas que documentam a sua história e atividade científica; por outro, possibilita enriquecer o acervo da sua biblioteca, complementando-a. A progressiva disponibilização online destas coleções será uma mais-valia para futuras investigações sobre o concelho de Mértola.

Para conhecer a coleção fotográfica do CAM aceda-se aqui.

 A equipa do Campo Arqueológico de Mértola
Paula Rosa, Filipa Medeiros e Armanda Salgado

Similar Posts