portal 1920x600 1

Após um interregno de 5 anos a BAD anuncia a realização do 14.º Congresso Nacional que terá lugar em Faro, na Universidade do Algarve, nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2023.

Este Congresso tem como tema Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir hoje.

Aproximar comunidades, definir estratégias, criar espaços de aprendizagem, colaborar para uma sociedade aberta e sustentável, preservar a memória digital, valorizar a cocriação, desenvolver infraestruturas, acompanhar as novas tendências e pensar em novos serviços e funções, são alguns dos tópicos propostos a debate.

Os profissionais da informação e da documentação enfrentam novos desafios que testam constantemente o seu desempenho e das organizações a que pertencem. É preciso alinhar estratégias e definir objetivos, determinantes para a reafirmação da profissão e reconhecimento social.

É preciso Agir hoje para salvaguardar o futuro.

O tema geral do Congresso subdivide-se em 3 subtemas: 

Dinamização de organizações, projetos e redes 
Aproximar comunidades, reafirmando o papel dos profissionais em ações colaborantes e cooperantes, identificando estratégias para criar estas parcerias e potenciar recursos. Trabalhar para políticas e instrumentos legais atualizados à realidade, garantindo transparência e proximidade à sociedade.

Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e sustentável
Apostar numa sociedade aberta, sustentável e inspiradora a novas formas de acesso à informação, de forma livre e acessível. Combater a desinformação, garantir a preservação da memória digital e a continuidade no acesso à informação. Uma participação cidadã sem precedentes de inclusão das diversas literacias e fluência digital.  

Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços
Acompanhar a evolução das tecnologias garantindo o acesso à informação e a construção do conhecimento. Reorganizar espaços e recursos, procurar inovação e desenvolver infraestruturas, sistemas e redes, e apoiar a comunidade na transformação digital. Os profissionais da informação enquanto agentes de mudança nesta nova realidade.

A Comissão Organizadora do 14.º Congresso Nacional da BAD tem a expectativa de que este Congresso seja uma oportunidade para voltar a reunir a Comunidade BAD na imprescindível reflexão, debate e partilha de experiências e conhecimento.

Sempre a Construir Juntos!
#14CongressoBA
A Comissão Organizadora do 14.º Congresso Nacional da BAD

Similar Posts