O Partido Social Democrata (PSD) disponibiliza, desde 4 de dezembro de 2014, data comemorativa do 34.º aniversário do falecimento de Francisco Sá Carneiro, parte do Arquivo Fotográfico Digital, a partir do seu sítio na Internet.
A disponibilização do Arquivo Fotográfico Digital do PSD é um acontecimento da maior importância no contexto arquivístico, já que pela primeira vez um partido político disponibiliza a sua informação a partir de um software de gestão de arquivos, sem restrições de acesso, em ambiente web, através de um servidor HTTP, em conformidade com as normas do Conselho Internacional de Arquivos.
De facto, em Portugal, os partidos políticos limitam-se, quase exclusivamente, e em número reduzido, à divulgação do seu órgão oficial. No mesmo sentido, na quase totalidade destes, não há sequer, o reconhecimento da importância do Arquivo, pelo que a divulgação digital nem se coloca, e noutros o acesso físico e presencial à sua documentação é objeto de grandes limitações, encontrando-se reservado aos militantes
O interesse que o Arquivo Fotográfico Digital do PSD está a gerar tem sido bastante grande, como se afere pelo número de acessos à distância, entre 4 de dezembro, em que ficou disponível online, e 3 de março deste ano, num total de cerca de 4400 vistas, o que não é de somenos considerando que ainda é do desconhecimento do grande público. Este interesse pelo Arquivo Fotográfico Digital do PSD, que neste momento já tem aproximadamente 3000 fotografias disponíveis ao público, vai bastante para lá dos seus militantes, como é possível estabelecer pelos pedidos de disponibilização de fotografias recebidos com vista à sua difusão em publicações sobre a vida do partido e para fins académicos.
No mesmo sentido, o PSD começou a disponibilizar, desde 24 de fevereiro de 2015, o seu Arquivo Sonoro Digital, a partir dos links inicialmente referidos. A difusão digital do acervo sonoro do PSD, iniciado com 6 discursos históricos de Francisco Sá Carneiro, todos de 1980, com a duração total de 100 minutos, publicados em 1981, num disco de vinil, com o título Sá Carneiro. Recordação Viva corresponde a uma aspiração de muitos anos do PSD que possui um espólio sonoro de grande riqueza. Todavia, existe um profundo desconhecimento destes registos sonoros, quer da sociedade em geral, quer dos seus militantes, já que o mesmo nunca foi objeto de um estudo e inventário, com vista à sua difusão.
O Arquivo da Social-Democracia tem como missão recolher, tratar e preservar a documentação relativa à sua memória, organizando os diversos fundos documentais, bem como desenvolver produtos e serviços de informação com o objetivo de satisfazer as necessidades dos seus clientes internos e externos.
A visão do Arquivo da Social-Democracia é implementar as melhores práticas de gestão documental integrada, num esforço de melhoria contínua, orientadas para os seus militantes e para o público em geral, com objetivos de eficácia e eficiência, com vista à satisfação de todas as suas expectativas de qualidade. O Arquivo pretende, com a sua ação, contribuir para o desenvolvimento da investigação relativa à história e realidade dos arquivos políticos, e ambiciona ser uma referência para organizações da mesma natureza.
Paulo Batista