dili1
Autor: António Jorge Gonçalves
As bibliotecas, em especial as públicas e as escolares, encontram-se entre as entidades públicas e privadas que atuam na área da promoção do livro e da leitura, que, para além das suas atividades permanentes neste campo, celebram especialmente o dia 2 de Abril enquanto Dia Internacional do Livro Infantil.

Fazem-no, como assinala o International Board on Books for Young People (IBBY), entidade que promove as celebrações a nível internacional, com a intenção de “inspirar o amor pela leitura e para chamar a atenção para os livros para crianças”, no dia do aniversário de Hans Christian Andersen.

Estes são temas nunca esgotados e sempre atuais especialmente entre aqueles que acreditam nos efeitos benéficos, na importância e no significado da leitura desde a mais tenra idade para a felicidade e o bem-estar das crianças e dos jovens, e em última análise para o desenvolvimento dos povos e dos países.

Em Portugal, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, para além de promover a publicação do cartaz que ilustra esta notícia e que é distribuído pelas bibliotecas públicas do país, é responsável pela tradução da mensagem que todos os anos é produzida pelas secções nacionais do IBBY. Esta mensagem tem este ano origem nos Emirados Árabes Unidos e uma versão portuguesa da responsabilidade da DGLAB pode ser encontrada aqui.

As atividades que ocorrem em Portugal são múltiplas e de diversa índole e o “Notícia BAD” divulga aqui apenas alguns exemplos. As Bibliotecas Municipais de Oeiras convidam os seus pequenos leitores a passarem uma noite na sua biblioteca. Em Oliveira do Bairro é oferecido nesse dia um pacote de leitura aos bebés nascidos no ano anterior. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, convida todas as crianças dos 6 aos 10 anos a participar na sessão “Sonhar com letras e sons”. Em Vila do Conde, no Teatro Municipal está prevista uma sessão de leitura com o escritor Valter Hugo Mãe e a apresentadora Sónia Araújo que lêem O paraíso são os outros, da autoria do primeiro.

O “Notícia BAD” para além de incluir uma entrevista de Cláudia Henriques a Carla Maia de Almeida, autora de  Irmão Lobo publica ainda um texto de Cláudia Sousa Pereira, professora e investigadora da Universidade de Évora e nossa habitual colaboradora.

Naturalmente as bibliotecas escolares estão muito condicionadas em relação a estas actividades pelo facto de esta data ocorrer normalmente durante a  interrupção lectiva da Páscoa, o que as leva a diferir no tempo as muitas actividades que realizam na promoção da leitura.

Que todos tenham um excelente Dia Internacional do Livro Infantil!

Similar Posts