Responsável pela Biblioteca Municipal de Mangualde há já 20 anos, Maria João Fonseca, bibliotecária, associou-se para apoiar e ser apoiada. Claramente defensora da ideia de que “a união faz a força”, apela aos profissionais para se juntarem na sua associação.

Maria JoãoHá quanto tempo é associada da BAD?
Há cerca de 3 anos.

Quais as razões que a levaram a associar-se?
Foram diversas razões. Por um lado, apoiar e dar força à Associação que nos representa. Por outro, procurar também apoio, orientação e formação profissional quando necessário.

Desde que se tornou associada, considera que a BAD já contribuiu positivamente para a sua vida profissional? Se sim, de que forma?
Sim, através de informação actualizada e acesso a formação.

Como encara o associativismo, sobretudo nos dias de hoje?
Considero que em conjunto, com os mesmos objectivos conseguimos muito mais do que sozinhos. O associativismo é uma forma de contornar muitas limitações e tem a grande vantagem de unir as pessoas em prol de uma mesma causa.

Que mensagem gostaria de deixar a outros profissionais da área da Ciência da Informação relativamente ao associativismo?
Quanto mais forte estiver a Associação que representa a nossa profissão, mais bem representados estaremos para lutar pelos interesses da profissão e de todos os profissionais da área. Neste sentido, a mensagem que deixo é que se juntem à nova BAD e ajudem a construir uma associação cada vez mais forte e sólida.

Nota biográfica
Maria João de Brito Marques da Fonseca. Licenciada em História e especializada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Com especialização em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Mangualde desde 1995. Coordenou o Curso de Pós- graduação de Bibliotecas e Documentação do Instituto Superior de Ciências Educativas de Mangualde. Está na coordenação da Rede interconcelhia de Bibliotecas de Mangualde e Penalva do Castelo. Formadora na área das literacias e Bibliotecas Escolares.

Similar Posts