O programa de estágios “Profissão Cultura” foi criado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação em 2003, sendo dirigido a bibliotecários ou outros profissionais da área da cultural que exerçam funções de coordenação nos seus locais de trabalho.
Oferece-se a possibilidade de um estágio com uma duração de 6 a 8 semanas na BPI e em outras bibliotecas municipais ou departamentais francesas. Ainda que possa variar de acordo com o perfil do candidato, o estágio inclui uma vertente de observação de práticas profissionais e uma componente mais concreta que prevê a realização de um trabalho específico.
Os estágios podem possibilitar a criação de projetos de cooperação mais prolongados entre bibliotecas francesas e a biblioteca de origem do estagiário.
O estágio decorre na BPI (Bibliothèque Publique d’Information) e em outras bibliotecas municipais ou departamentais, ficando a BPI responsável pela seleção dos candidatos, escolha das bibliotecas, sempre em conjunto com o estagiário.
Condições de participação:
• Os candidatos devem saber escrever e falar em francês.
• Os candidatos devem apresentar uma proposta de trabalho concreta que pretendam desenvolver nas suas bibliotecas;
• Os estágios têm uma duração entre 6 a 8 semanas, sendo a afixação das datas definidas posteriormente e de acordo com as disponibilidades;
• Os custos de transporte desde os países de origem são da responsabilidade dos candidatos ou das instituições de origem.O programa “Profissão Cultura” inclui:
• Uma bolsa no valor de 1.200,00 euros mensais (incluindo alimentação e título de transporte em Paris);
• O alojamento será reservado pela BPI;
• Custos de saúde, responsabilidade civil e repatriamento.
Mais informações sobre este programa de estágios neste endereço: http://pro.bpi.fr/4-international/stage-individuel–profession-culture–2016