Realizou-se, no passado dia 22 de Outubro, uma reunião aberta do Grupo de Trabalho Gestão de Documentos de Arquivo (GTGDA), no âmbito do 12.º Congresso BAD, que decorreu em Évora. A referida reunião foi subordinada ao tema “A gestão documental e o MoReq2010” e contou com a participação de dois convidados, Ricardo Vieira e Rafael António, numa sessão moderada por Alexandra Fonseca.

O primeiro convidado, o Ricardo Vieira, é investigador do Instituto Superior Técnico e do INESC-ID e, desde 2014, vice-presidente do Comité Executivo do DLM Fórum. O Rafael António é consultor independente em Sistemas de Informação orientados para Bibliotecas e Arquivos e de programas de software livre.

Anteriormente às comunicações, a sessão contou com um momento inicial de apresentação do Grupo de Trabalho, por Isabel Gonçalves, onde foram dados a conhecer os seus objectivos, constituição (coordenação, membros aderentes, membros virtuais), actividades mais recentes, bem como os projectos futuros. Foi ainda demonstrada as vantagens de participar e fazer parte deste Grupo de Trabalho com profissionais da mesma área, partilhando os mesmos interesses e preocupações.

Ricardo Vieira apresentou uma comunicação com o tema “MoReq: Passado, Presente e Futuro” onde fez uma breve resenha histórica do aparecimento do DLM Fórum, bem como do MoReq enquanto referencial teórico. Apresentou igualmente quais os novos módulos que o MoReq contemplará numa próxima versão, bem como a evolução do próprio conceito de Sistemas de Gestão de Documentos de Arquivo para Governança da Informação, numa leitura mais abrangente. Abordou também os desafios que se colocam actualmente e que passam, entre outros, pela segurança da informação e a gestão do risco. Como conclusões da sua comunicação, pode-se mencionar que o “DLM Fórum irá procurar reforçar o seu aspecto multidisciplinar nos próximos eventos, de maneira a procurar responder a novos desafios”.

GTDA_EvoraA segunda comunicação, a cargo de Rafael António, focou-se, inicialmente, nos conceitos de gestão documental, dando exemplos dos resultados das pesquisas obtidas no Google. Abordou questões relacionadas com a desmaterialização de processos, bem como as implicações inerentes, decorrentes do ambiente digital em que os processos se encontram, na medida em que é distinta do “universo papel”. Referiu também a relação entre o mapeamento dos processos de negócio, a gestão em conformidade com a ISO 15489 e a necessidade da preservação digital alinhada com o modelo OAIS. No entanto, para que o modelo de gestão integrada da informação esteja completo, torna-se necessário a adopção do MoReq para a definição de directrizes no que diz respeito à captura, armazenamento, avaliação, etc da informação. Torna-se assim imprescindível assegurar a interoperabilidade de estrutura, metadados e conteúdos informacionais.

Após as comunicações, decorreu um momento de intenso debate entre os convidados e a audiência em torno das diversas questões abordadas, nomeadamente acerca da aplicabilidade deste referencial em instituições portuguesas.

Esta reunião aberta contou com a presença de cerca de 30 participantes na sala e ainda com “participantes virtuais”, na medida em que a sessão foi também transmitida via Skype, indo assim ao encontro das diversas solicitações que foram dirigidas ao Grupo de Trabalho.

Através dos links abaixo poderá aceder às apresentações que apoiaram as comunicações:

MoReq: Passado, Presente e Futuro, Ricardo Vieira

O puzzle incompleto, Rafael António

 Alexandra Fonseca

Similar Posts