RDA

No arranque do Ciclo de Seminários de 2016, a BAD realiza no próximo dia 12 de Fevereiro, na Comunidade Intermunicipal do Algarve/AMAL em Faro, o seminário “O RDA está no nosso RaDAr?”.

O seminário estará a cargo de Rosa Maria Galvão e Margarida Lopes e terá como objetivo ter uma visão geral do RDA e compreender as principais alterações introduzidas relativamente aos códigos de catalogação tradicionais, bem como conhecer os princípios e conceitos implementados pelo RDA (Resource Description and Access).

A necessidade de melhor preparar os dados bibliográficos para o ambiente WWW e de potenciar a sua riqueza informacional conduziu a uma reanálise dos objetivos dos catálogos e à revisão da filosofia na base da organização da informação, consubstanciadas no modelo FRBR (Requisitos funcionais para os registos bibliográficos), que influenciou a reconcepção de códigos de catalogação, estando na base do código RDA – Resource description and access, desenvolvido pelo RDA Steering Committee.

O RDA É o novo código de catalogação que substitui as AACR2. O RDA constitui-se como uma explicitação e aplicação dos conceitos e princípios dos modelos relacionais e apresenta-se como uma nova forma de abordagem ao paradigma bibliográfico, estabelecendo novas regras de descrição e propondo formas concretas de proceder à articulação entre os vários níveis das entidades bibliográficas. O foco não é colocado na construção de um registo bibliográfico ou de autoridade, mas sim nos próprios dados, que são registados em elementos bem definidos, correspondendo aos atributos e relações identificados e definidos nos três modelos de requisitos funcionais. Trata-se assim de uma norma de metadados que tem como propósito essencial descrever o conteúdo dos recursos, melhorando a identificação e o acesso a esses mesmos conteúdos.

Aberto a profissionais de biblioteca e de outras unidades de informação que desempenhem funções de catalogação ou de supervisão no controlo da qualidade catalográfica, que pretendam adquirir conhecimento sobre as tendências mais recentes no acesso e descrição de recursos, e outros profissionais com interesse em adquirir conhecimentos nesta matéria.

A inscrição deve ser realizada antecipadamente, até dia 5 de fevereiro, através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte a Associação através do e-mail formacao@noticia.bad.pt.

Similar Posts