O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD (GT-BES) esteve reunido no passado dia 15 de janeiro na sede da associação para planear as suas iniciativas para o ano de 2016, de onde se destacam o programa de mobilidade e o diretório BES, e também para avançar com a preparação do 3º Encontro das BES.

3bes_imageO 3º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior, a realizar nos próximos dias 2 e 3 de junho na cidade do Porto, será uma atividade de grande relevo para a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas em 2016. O seu grupo de trabalho das BES propõe-se, a partir do lema “Conhecer, Colaborar e Evoluir”, gerar um espaço de encontro entre profissionais que promova o conhecimento e exploração das tendências e dos desafios para as bibliotecas e a valorização de boas práticas e projetos em curso nas instituições portuguesas, procurando criar sinergias e oportunidades de colaboração e gerando dinâmicas e oportunidades de afirmação e evolução na comunidade. À semelhança do 2º Encontro realizado em 2013 na Universidade de Aveiro, a EBSCO Information Services será parceira na realização deste evento. Veja o vídeo e sinta-se convidado a participar no 3º Encontro das BES!

banner_recomendacoes_gt-bes_2016As recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior que este grupo apresentou recentemente estão agora em fase de divulgação. O documento foi já disseminado junto dos associados BAD e muitos profissionais de Bibliotecas e Ensino Superior, mas serão nas próximas semanas remetidos para diversas estruturas de tutela das instituições de ensino superior e também ao Ministério da Ciência e Ensino Superior. As 10 recomendações focam-se essencialmente em quatro vertentes da ação das bibliotecas: o apoio ao ensino e aprendizagem, especificamente na promoção das competências de literacia de informação; o suporte às atividades de investigação e de publicação científica; a gestão organizacional de parcerias e de projetos de cooperação entre bibliotecas; a conceção e disponibilização de serviços, sistemas e espaços que facilitem e potenciem a aprendizagem e a descoberta e gestão da informação. Texto integral disponível aqui.

mobilidade1Se tem na sua biblioteca um projeto inovador e interessante, porque não criar um programa de mobilidade para partilhar a sua experiência com colegas de outras Bibliotecas? Este é o mote para o convite que está em curso para as bibliotecas participarem na mobilidade BAD/BES apresentando programas que integrem o lote de ofertas desta iniciativa do GT-BES. O Programa de Mobilidade “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” tem como objetivo a realização de visitas de curta duração em Bibliotecas do Ensino Superior para trocar experiências e incentivar a colaboração entre os profissionais da área. O programa conta já com 2 anos de funcionamento, tendo sido disponibilizados 21 programas de acolhimento, que envolveram 10 instituições e 65 profissionais das BES, sempre com elevado grau de satisfação.

diretoriobad_banner130 é o número atual de entradas no Diretório BAD de bibliotecas de Ensino Superior! O Diretório das Bibliotecas do Ensino Superior tem como objetivo reunir num mesmo ponto de acesso online a informação relativa a todas as Bibliotecas e Centros de Documentação do Ensino Superior português, funcionando como uma ferramenta de referência para profissionais, alunos e investigadores. Este diretório está estruturado em cinco subcategorias de Bibliotecas de Ensino Superior – ensino universitário público e privado, ensino politécnico público e privado e ensino militar e policial. Mas o GT-BES não quer que falta a sua, por isso podem ser submetidas novas entradas de Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal usando o formulário online.

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) reiniciou as suas atividades em outubro de 2011. É composto por bibliotecários de várias instituições públicas e privadas e tem como objetivos: potenciar formas de cooperação entre profissionais e instituições das Bibliotecas do Ensino Superior, gerar transferência de saberes para um conhecimento mais aprofundado no domínio das bibliotecas de ensino superior, promover projetos de desenvolvimento técnico na comunidade, acompanhar de forma atenta e crítica os projetos relevantes no campo da ciência e ensino, melhorar o contributo das bibliotecas de ensino superior e a sua relevância social, procurar novas oportunidades e projetos inovadores de intervenção pública.

O Grupo é atualmente constituído pelos seguintes profissionais: Pedro Príncipe (coordenação), Alfredo Magalhães Ramalho, Alice de Jesus Rodrigues, Ana Alves Pereira, Ana Gonçalves, Carlos Lopes, Diana Silva, Helena Saramago, Licínia Maria da Silva Freire, Luiza Margarida Baptista, Madalena Carvalho, Maria Antónia Correia, Maria da Luz Antunes, Maria Eduarda Rodrigues, Maria Elvira Pita da Costa, Maria Iolanda Pereira da Silva, Maria João Amante, Maria João Mocho, Maria Margarida Carvalho, Teresa Costa, Nuno Fernando Guerreiro Martins, Paula Couto Saraiva, Paula Sousa Saraiva, Sónia de Sousa Pais, Sónia Maria Teixeira, Susana Lopes Ferreira, Tatiana Sanches.

Similar Posts