2016_CIRA_webAnadia recebe, nos próximos dias 3 e 4 de março, a 1ª Conferência Internacional da Rede de Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro, uma organização da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) que levará ao Cineteatro Anadia diversos especialistas, nacionais e estrangeiros, da biblioteconomia e de outras áreas afins. A sessão de abertura contará com a presença de João Soares, Ministro da Cultura.

Subordinado ao tema “(Re)Pensar a Biblioteca Pública”, este encontro visa a reflexão sobre o futuro das bibliotecas públicas e as oportunidades dele decorrentes, e surge no âmbito das atividades da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA.  A abordagem do tema, nas suas diversas vertentes, estará a cargo de responsáveis de entidades públicas, de profissionais de bibliotecas e de representantes de organizações internacionais. Assim, para além das intervenções do Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e de representantes da CIRA e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, está prevista a participação de Jennefer Nicholson, da IFLA – International Federation of Library Association, de Marci Merola, da ALA – American Library Association, e de Annete Kelly, da agência irlandesa Libraries Development, bem como de Maria Beatriz Marques, da Universidade de Coimbra, e de Sílvia Cardoso, vencedora do Prémio Raúl Proença 2014.

Do programa da conferência fazem ainda parte a cerimónia de entrega do “Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”, com a apresentação do projeto vencedor da segunda edição, e também um vasto programa social que dará a conhecer Anadia e a região de Aveiro. As inscrições são gratuitas, mas limitadas e obrigatórias, e decorrem até 25 de fevereiro próximo, devendo ser efetuadas através do link http://goo.gl/forms/AJA9pmHDZT. O programa completo e outras informações estão disponíveis em www.cm-anadia.pt e em www.regiaodeaveiro.pt .

A Rede de Bibliotecas da CIRA surgiu no contexto da missão da CIM Região de Aveiro, que prevê a coordenação de projetos e de serviços partilhados e o exercício regional de competências descentralizadas. É hoje uma referência nacional, tendo recebido, recentemente, o Prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”, promovido pela DGLAB. Assenta no desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre as Bibliotecas Municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, respeitador da individualidade de cada uma das unidades orgânicas que o compõem e criado com o intuito de prestar um melhor serviço público a todos os cidadãos, sobretudo aos que residam, trabalhem ou estudem na Região de Aveiro.

Fonte: Município de Anadia

Similar Posts