curadoriaCom organização do Instituto de História Contemporânea, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia realizou-se, nos dias 29 e 30 de junho, o «Encontro Curadoria Digital. Estratégias e Experiências».

Este Encontro teve por objetivo geral promover o debate das questões relacionadas com a curadoria da informação digital, contribuindo para o conhecimento do estado da arte e para a implementação de boas práticas.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Professor Francisco Caramelo, Diretor da FCSH-UNL, do Professor Pedro Aires Oliveira, Presidente do IHC, da Doutora Ana Sanchez, vogal do Conselho Diretivo da FCT e da Professora Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O «Encontro Curadoria Digital. Estratégias e Experiências» estruturou-se em 8 grandes painéis, que contaram com um total de 41 conferencistas e 32 apresentações, contando ainda com um amplo espaço de debate e diálogo. Para os 6 painéis temáticos intitulados «Políticas e Planeamento», «Da criação à avaliação da informação digital», «Humanidades Digitais», «Preservação Digital e Acesso», «Repositórios Científicos» e «Perfis e Competências Profissionais» optou-se por convidar especialistas nas diversas áreas e temáticas abordadas. Houve ainda 2 painéis intitulados “Comunicações livres” com apresentações selecionadas em regime de call for papers.

Durante dois dias de intensos trabalhos foram muitos os assuntos abordados e debatidos: questões relacionadas com as políticas de informação e de curadoria digital, designadamente em torno dos princípios de governo aberto e da transparência da atividade da Administração Pública; debateram-se vários pontos relacionados com a gestão da informação desde a sua produção e criação em ambiente digital, à sua organização e avaliação, bem como questões associadas à preservação digital e ao acesso e reutilização da informação digital, ao longo do tempo; abordaram-se as práticas e requisitos relevantes associados à curadoria da informação em repositórios científicos; e, também, o perfil e as competências dos profissionais ligados à curadoria digital, nas diversas áreas de intervenção que esta nova área interdisciplinar suscita.

O «Encontro Curadoria Digital. Estratégias e Experiências» contou com uma numerosa plateia – quase duas centenas de inscritos – composta por gestores da informação, arquivistas, bibliotecários e outros profissionais da informação / documentação, gestores de repositórios e investigadores.

Na Sessão de Encerramento, os membros da Comissão Organizadora – Ana Alves Pereira, Madalena Ribeiro, Paula Meireles e Pedro Penteado – assumiram o compromisso de editar as atas do Encontro e de compilar, a partir dos contributos de todos os participantes e conferencistas, um conjunto de recomendações para a área da Curadoria Digital.

Para mais informações consulte o site do evento e, em breve, irá ser disponibilizado no mesmo site, o registo áudio de todo o Encontro, assim como os slides que serviram de suporte às várias apresentações.

Similar Posts